segunda-feira, agosto 24, 2009

Avançando na Prática do TP6 - GESTAR II - por Joice Porto


Conteúdo: gírias


Objetivos:

Entender a noção de gíria

Estabelecer a diferença entre dialeto e gíria

Produzir um texto narrativo que contenha gírias

Analisar, revisar e editar a escrita dos textos produzidos


1º passo

Iniciar a aula perguntando: o que os alunos entendem por gírias, se usam, como e quando as utilizam? Qual a diferença entre gíria e dialeto? O professor poderá anotar no quadro as colocações dos alunos a respeito da conversa.


2º passo

Passar no quadro o conceito e a distinção de gíria e dialeto (AAA1, p. )e comparar com o que foi anotado no quadro.


3º passo

Ler o texto com as entrevistas da folhinha sobre o uso de gírias no cotidiano (TP6, p. 138).


4º passo

Reunir os alunos em pequenos grupos, e pedir que cada grupo crie três perguntas sobre o uso de gírias.


5º passo

Depois que cada grupo terminar, as perguntas deverão ser trocadas com outro grupo, que deverá respondê-las por escrito.


6º passo

Ao finalizar as respostas, as perguntas respondidas serão devolvidas ao grupo que as criou para que os componentes possam ler as respostas, analisar e pedir explicações sobre elas.


7º passo

Depois do bate-papo da revisão, as perguntas respondidas voltam ao grupo que as respondeu, e este deverá reescrever suas respostas.


8º passo

Na etapa de edição, os alunos transcrevem para uma cartolina as perguntas e respostas correspondentes, como foi feito na entrevista da folhinha.


9º passo

Todos apresentam para o resto da sala.


10º passo

Para dar continuidade ao estudo das gírias, o professor poderá listar, no quadro, gírias conhecidas e utilizadas no cotidiano pelos alunos, apresentando seu (s) significado (s) e em que situação de comunicação o uso de cada gíria estaria adequada. Neste momento, podem ser montados pequenos jogos dramáticos (diálogos) para exemplificar as situações de uso.


11º passo

Para concluir, pedir para que os alunos criem uma narrativa utilizando gírias, ou que reescrevam uma narrativa (fábula, conto, lenda etc) consagrada, utilizando elementos atuais (modernos) e gírias.