terça-feira, agosto 25, 2009

Sequências didáticas de Ciências elaboradas e apresentadas no segundo encontro de professores de 1º ano à 4ª série no dia 12/08/2009

ENERGIA ELÉTRICA por Giseli Guilhermina Rodrigues da Escola Reunida Manuel da Silva

Conteúdos

Fontes de energia;
Cuidados com a eletricidade;
Economia de energia;
Dicas para evitar o desperdício de energia;
Como medir a eletricidade;

Objetivos
• Conhecer as diversas fontes geradoras de energia;
• Reconhecer a eletricidade como energia usada para o funcionamento de equipamentos;
• Reconhecer a importância da eletricidade para os seres humanos;
• Perceber os possíveis danos ambientais causados pela instalação de uma usina hidrelétrica;
• Despertar para a necessidade de economizar energia elétrica, evitando os desperdícios quanto ao consumo de energia;
• Identificar a leitura do medidor de energia, para calcular e medir o consumo de energia em casa;

ANO 4ª
TEMPO ESTIMADO: Dois meses

MATERIAL NECESSÁRIO
Copia de textos para cada aluno, cartolinas, lápis de cor, livrinhos doados pela Eletrosul, CD e DVD sobre os temas.

1ªEtapa
Fazer um levantamento na sala de aula sobre os conhecimentos prévios que os alunos possuem sobre ENERGIA. Listar no cartaz tudo o que for dito (falado). Após, fazer uma discusão sobre o que foi escrito com levantamento de hipóteses.
Logo em seguida, assistir o DVD sobre o tema : Teatro do céu. O vídeo discute sobre as diversas fontes de energia.
Em circulo discusão sobre o tema proposto.

2ª Etapa
Em duplas, fazer a leitura dos textos sobre: *Energia Elétrica e o Meio Ambiente; *As Principais Fontes de Energia. Em seguida, discusão e explicação dos textos.
Apresentar imagens para identificar as diversas fontes de energia.

3ªEtapa
Visita à estação da Eletrosul. Pedir aos alunos anotarem o que acharem interessante.

4ª Etapa
Propor aos alunos que, em grupos, produzam um relatório sobre a visita na Eletrosul. Em seguida, cada grupo deverá ler o que relatou para a classe.
Fazer ilustração sobre a visita.
Exposição dos cartazes na sala de aula.

5ª Etapa
Assistir o DVD sobre o seguinte tema: *Caminhos da Energia; * Fundamentos da eletricidade;
Em duplas, os alunos irão ler os seguintes textos:
Como a energia elétrica é produzida e chega a nossas casas?
Alguns cuidados com a eletricidade.
Como utilizar a energia elétrica de forma mais econômica.
Explicação e debate sobre os textos
 Montar dois grupos, onde cada grupo ficará com uma geração de energia, fazendo uma ilustração explicando o processo de se obter energia em cada geração.
 Exposição dos cartazes para a classe
.
6ª Etapa
Leitura em duplas que contem os seguintes temas: * Economia de Energia Elétrica; *Dicas para evitar os desperdícios, na compra na instalação e dicas de segurança.
Em grupos, montar uma lista com eletrodomésticos escrevendo dicas de como podemos fazer para economizar energia elétrica em casa.
Exposição e explicação dos cartazes.

7ª Etapa
Assistir DVD sobre o tema: * Como a energia é utilizada; * desperdícios e economia; A família Esbanja ( O Esbanjão)
Conversar sobre como podemos evitar os desperdícios e economizar a energia em casa.
 Em duplas, montar um texto sobre os desperdícios de energia elétrica. Após, cada dupla poderá ler sua produção.

8ª Etapa
 Leitura dos textos: * Instalação de usinas hidrelétricas e os danos ao meio ambiente.
 A partir do texto, promover um debate: Se é válido ou não a construção de hidrelétricas. Levar os alunos a conclusões, colocando no quadro os benefícios e os problemas citados pelos grupos durante o debate.
A classe será dividida em dois grupos: um contra e outro a favor das hidrelétricas. Os alunos devem apontar os benefícios e os problemas que as construções de hidrelétricas podem gerar.

9ª Etapa
Como medir a eletricidade.
Como ler o seu medidor de energia.
Em duplas, realizar com é o consumo de alguns aparelhos eletrodomésticos, através do medidor de energia com a potencia media em watt e a media da utilização em horas.
Conversar sobre os aparelhos utilizados.

Avaliação
Acontecerá no decorrer das atividades previstas, através das produções, participação, debates e trabalhos em grupos.