terça-feira, agosto 25, 2009

Reprodução humana por Onésia Maria Ramos do G.E. Professora Francisca Raimunda Farias Costa.

Objetivo geral
Valorizar e saber sobre as diferentes etapas de vida do ser humano, assim como respeitar, conhecer e compreender as mudanças que ocorrem neste processo.

Objetivos específicos
. Respeitar as diferenças entre as pessoas em suas diversas etapas de vida.
. Identificar diferenças externas e internas entre o sistema genital, masculino e feminino.
. Reconhecer algumas mudanças físicas e comportamentais que ocorrem na puberdade.
. Identificar as células reprodutoras humanas.
. Compreender o processo da menstruação como fenômeno natural do corpo feminino.
. Compreender que a fecundação do óvulo é o inicio da formação do bebê no útero da mãe.
. Conhecer a duração normal da gestação e a diferença entre o parto normal e a cesariana.
.Valorizar amamentação como ideal para alimentar o bebê.
. Respeitar os idosos.
. Saber que as pessoas mais velhas têm muitas experiências de vida.
. Entender que idosos já foram bebê, jovem, agora idoso.

Ano 4ª
. Tempo estimado: dois meses (1 bimestre )

1ª Etapa
Atividades prévias
. Recortar figuras de pessoas em diferentes fases da vida.
. Colar ordenando as imagens conforme as fases da vida
. Pesquisar, recortar gravuras para confeccionar cartaz, desde o nascimento até a idade deles.
. Levantamentos dos dados de seus antepassados ( grau de parentesco, nome, data e local de nascimento). para montagem de árvore genealógica.
. Cada grupo desenha o corpo de componente do grupo para registrar as mudanças ocorridas ao longo de suas vidas.
. Debater com os alunos sobre o que podem fazer na prática, para facilitar a vida dos idosos. depois da discussão, reunir as melhores idéias e elaborar uma cartela com títulos e com sugestões sobre o assunto estudado.
. Solicitar gravuras: com mulheres grávidas de várias idades, risco da gravidez, raças e distribuir folhas grandes para trabalho em grupo.
. Descrever em frases, explicando como fica o bebê no ventre da mãe. por onde ele sairá, formas do parto normal ou cesariano.

2ª Etapa
Sugestões metodológicas
Dividir a classe em grupos, escrever os períodos da vida humana: infância adolescência, idade adulta e melhor idade.
Cada grupo sorteará um papel, mas não revelarão os conteúdos aos demais grupos. Em seguida, os integrantes de cada grupo discutirão entre si quais as características físicas e comportamentais das pessoas que estão neste período de vida.
Seguido de apresentação para a classe com dialogo, encenação, mímicas gestos etc. para que os demais alunos descubram o período de vida apresentado por cada grupo.

3ª Etapa
. Apresentar oralmente os conteúdos para o grande grupo.
. Mostrar livros, cartazes, para compreensão do tema.

4ª Etapa
. Produção de cartazes em grupo.
. Montagem álbum em grupo.
. Montagem árvore geológica individualmente.
. Desenhos.
. Debates e reflexões.
. Trabalho em grupo.
.Produção de texto individual e coletivo.

5ª Etapa
. Pesquisar em livros, revistas, fotos familiares, entrevista etc. sobre o tema estudado.
.Apresentação de grupos.

avaliação
Será feita durante todo o processo de desenvolvimento do tema estudado, pela observação, pela participação das atividades individuais e em grupo, pela apresentação dos trabalhos e demais atividades desenvolvidas dentro do assunto abordado.