segunda-feira, dezembro 07, 2009

RELATO PROJETO: Diário para conto por Joice Paz

Iniciei a aplicação do projeto, apresentando em sala o filme “Escritores da Liberdade”. O filme despertou o interesse da turma toda, o que facilitou a introdução aos trabalhos. Começamos, então, uma discussão sobre a importância de nos expressarmos e de nos fazermos entender através da escrita. Levei para a sala alguns exemplos de diários em “blogs”, o que despertou bastante entusiasmo na turma.
A partir desse momento, propus que todos elaborassem seus próprios diários, escrevendo os acontecimentos pessoais de forma livre, sem muita preocupação com as regras gramaticais. Apesar de alguns casos de resistência, a grande maioria da turma concordou e passou a produzir seus diários. Expliquei para todos que eu apenas leria os diários de quem assim quisesse, no entanto, acompanharia o trabalho de todos.
Nas aulas seguintes, muitos alunos reclamaram de não ter tempo para escrever em seus diários, o que me levou a dedicar os quinze minutos iniciais das aulas para o desenvolvimento dessa atividade. O prazo estabelecido para o desenvolvimento dos diários foi de duas semanas. Após esse período, foi bom constatar que alguns alunos continuaram a escrever em seus diários.
No momento seguinte, passamos a ler diversos contos em sala de aula. Alguns eram lidos pelos alunos, outros por mim, trabalhando dessa forma, a oralidade. A seguir, passamos a discutir sobre as características de um conto. Foi, então, proposto, que cada aluno produzisse um conto que envolvesse algum assunto de seu diário. Essa etapa durou, aproximadamente, cinco encontros. Foi interessante, pois, nesse momento, muitas dúvidas surgiram, o que facilitou a identificação das reais carências de cada um.
O que pude identificar ao longo da etapa de produção, foi que a maioria dos alunos, produziu uma crônica e não um conto, pois todos narraram fatos do seu dia-a-dia. Entretanto, como foi a primeira tentativa de produção de um conto, e considerando o pouco contato que esses alunos já tiveram com esse tipo de texto, o resultado foi satisfatório.
Na sequência, passamos para a etapa da revisão e da publicação dos textos. Para isso, foi utilizada uma edição especial do jornalzinho da turma “EJA & VEJA”.