segunda-feira, dezembro 07, 2009

Relato do Avançando na Prática TP2 - Língua Portuguesa por Joelma Dias

Começamos a aula conversando sobre as comparações que são feitas e como são feitas; procuramos relacionar no caderno algumas comparações muito comuns, partindo de temas gerais como: pessoa que fala muito, muito alta, muito gorda, etc, entre outros estereótipos que se criam nas comunidades.
Depois de feitas as comparações, pedi que aos alunos que retirassem o termo comparativo e verificassem o sentido das frases, percebemos que a maioria, continua sendo uma comparação subentendida, ou seja, uma metáfora.
Para finalizar esta primeira parte da atividade, pedi que os alunos pesquisassem em seu meio as metáforas mais comuns e trouxessem para socializar em sala de aula.
Na seqüência, expus aos alunos algumas das metonímias mais comuns, mostrando a relação que elas têm com o termo a que se referem, e pedi que os alunos em grupos, fizessem uma relação das metonímias mais comuns e mais usadas em nosso cotidiano.

Avaliação
Este trabalho foi bem prazeroso, pois são expressões e palavras que fazem parte do dia a dia de cada um, e eles não se davam conta que era um recurso tão importante da língua portuguesa;
Além das figuras de linguagem propostas na unidade 2 e 3 do TP - 2, avançamos para outras figuras como: hipérbole, eufemismo e catacrese, que também são bastante usadas por todos.