segunda-feira, dezembro 07, 2009

Relato final Gestar II - Língua Portuguesa por Alexandra Espíndola

Comumente, depois de anos de trabalho em sala de aula, o professor vai perdendo, em sua prática, aquilo que é próprio da vida: o movimento. Acomoda-se com livros didáticos e metodologias tradicionais. Por isso, a importância de cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Este ano, o curso Gestar II veio para agitar nosso dia-a-dia com os alunos, porque nos fez refletir sobre uma sociedade, uma língua em movimento. Sendo assim, compreendemos que ficar estáticos é uma maneira de arruinar nosso trabalho e, consequentemente, o processo de aprendizagem.
Os cadernos de teoria e prática e de atividades de apoio do Gestar II, juntamente com o trabalho do formador e as trocas de experiências entre os colegas, oportunizaram-nos um sair do lugar, um movimentar direcionado à qualidade do ensino da Língua Portuguesa. Durante todo o curso, observamos a satisfação dos alunos em aprender a língua sem ter de decorar listas de preposições, pronomes etc., e ganhar habilidades linguísticas em trabalhos dinâmicos e diversificados.
Ao final do curso, aplicamos um projeto, intitulado “Diário para conto”, produzido por nós cursistas, e os resultados superaram nossas expectativas, o que fez com que percebêssemos o quanto valeu à pena sair daquele lugar estático, pois a agitação, o movimento é fundamental para um trabalho vigoroso e cheio de vida.