segunda-feira, dezembro 07, 2009

Relato do Projeto Diário para Conto - Língua Portuguesa Gestar II - por Joelma Dias

Desenvolvi este projeto com a 5ª série do ensino regular da escola CAIC.
Ao propor aos alunos a confecção de um diário, a maioria abraçou a idéia com gosto e vontade, e engana-se quem pensa que foram somente as meninas, há casos de meninos que até hoje continuam escrevendo no diário.
Minha proposta para eles era que escrevessem no diário por pelo menos 15 dias que seriam apresentados a mim, que só leria com a autorização deles, caso preferissem eu apenas observaria se estavam sendo feitas as anotações, respeitando a privacidade de cada um. Principalmente as meninas, gostavam muito que eu lesse seus relatos, os meninos eram mais fechados.
Depois de escritos os 15 relatos, eles deveriam escolher uma das páginas do diário para transformar numa história, lembrando que esta página e a história criada a partir dela, seria lidos por outras pessoas. Levei para sala de aula vários contos e li para eles, para que pudessem perceber a diferença entre diário e conto e os orientei em como transformar seus relatos pessoais e histórias.
Foram acrescentados personagens, locais, enredo e imaginação aos relatos pessoais e o resultado está nas produções que seguem em anexo.

Avaliação da Atividade
Como em qualquer atividade que se proponha aos alunos, há sempre aqueles que não fazem nada, mas em compensação, aqueles que fizeram deram um “show”. Destaco a participação do aluno Paulo, que já está no segundo mês de relatos em seu diário.
Fiquei muito satisfeita com os resultados.