segunda-feira, dezembro 07, 2009

No caminho certo por Gilberto da Silva

Passados quase dez meses de Gestar II, a luz que estava no fim do túnel já está um pouco mais próxima. Acredito que o projeto Gestar II já é algo concreto e firmado como uma das saídas para o problema da baixa qualidade de alfabetização de nossos alunos.
A proposta permite que seja possível visualizar um futuro mais promissor para o nosso país, à medida em que esses alunos tenham a oportunidade de um ensino focado em algo significativo e autêntico. tornando-se assim cidadãos ativos na construção de uma sociedade mais igualitária.
A experiência proporcionada pelo Gestar mostrou-nos que é possível conectar o ensino de Língua Portuguesa à realidade social do aluno e da comunidade em que ele está inserido. Todavia se faz necessário que o projeto seja implantado em sua base mais problemática; ou seja, o ensino fundamental I, pois acredito que a abordagem gramatical trabalhada pelos professores de 1ªa à 4ªs séries se faz desnecessária e prejudica o desenvolvimento da produção escrita do aluno.
Obviamente o Gestar não é um remédio milagroso que vai resolver todos os problemas em sala de aula e transformar nossos alunos em “Guimarães Rosas” do dia pra noite. O trabalho deve a meu ver ser persistente, pois as barreiras são muitas, até mesmo por parte dos alunos acostumados a serem avaliados por seu desempenho em repetir fórmulas e abordagens gramaticais.
Nesses dez meses pude sentir na pele a dificuldade de trabalhar com duas turmas de 8ª série acostumadas ao método antigo. Para estes alunos avaliação é “prova de gramática”, e “produzir textos não é uma coisa muito séria”. Por outro lado pude observar o resultado do projeto Gestar em uma turma de 5ª série, a aceitação do modelo proposto foi menos traumática. Há inclusive o caso de uma aluna da classe que sabe “tudo de gramática”, porém tinha dificuldades de produzir textos escritos, enquanto que os outros alunos que tinham mais dificuldades gramaticais, expressam-se melhor na forma escrita e são mais criativos. Depois de algumas interferências “Gestarianas”, essa aluna hoje já consegue produzir textos mais criativos. Pode-se concluir que o objetivo traçado pelo Gestar atingiu seu alvo, ou seja, é possível ensinar gramática de forma significativa para o aluno. Partindo do texto a aquisição das normas culta da língua é mais eficaz, enquanto que partindo-se da gramática a autenticidade da língua se perde em fragmentos sem significado algum.