segunda-feira, dezembro 07, 2009

Relato sobre o Projeto “Diário para Conto” por Cristiane Rodrigues

Durante duas semanas foi trabalhado o projeto “Diário para conto” com alunos da 6° serie do ensino fundamental regular da Escola Básica Morretes II. Para melhor esclarecer, esta escola fica em uma região da Pinheira, quase rural, local este em que os alunos têm pouco ou quase nenhum acesso a informação sobre situações diversas e a grande parte do conhecimento que possuem vem da escola.
Primeiramente quando foi solicitado aos alunos que escrevessem um diário, houve certo estranhamento, pois não conseguiam entender muito bem o que isto teria a ver com aula de português. Apesar disso a reação da turma foi positiva porque todos adotaram a ideia, inclusive os meninos.
Na continuidade do trabalho foi possível perceber que os meninos tinham mais dificuldades em escrever qualquer coisa e quando escreviam eram situações muito resumidas. Para que eles se familiarizassem com o trabalho, todo início de aula era lido um conto do livro “Primeiras Lições de amor”, do autor Elias José que como o próprio nome diz trata de amores vividos por adolescentes. Isso fez com que os alunos ficassem estimulados para escrever e se sentissem a vontade para inclusive ler alguma coisa de seu diário para a turma.
A transição do diário para o conto se deu de forma natural, pois a professora foi direcionando a situação através da leitura dos contos, os quais eles escolhiam a cada aula qual seria lido, fazendo perguntas relacionadas às histórias e fazendo um paralelo ao cotidiano deles, um dos indícios de que o trabalho estava sendo valorizado, eram as marcas dos contos nos próprios diários.
Após algum tempo de escrita do Diário, a professora solicitou então que escolhessem uma das histórias do diário e a transformassem em um conto. A grande maioria escolheu escrever algo sobre um amor proibido, fazendo inferência a um dos contos lidos.
Este trabalho poderia ter sido melhor desenvolvido caso tivesse sido realizado em outra época do ano, pois neste mês tivemos muitos feriados, passeios e atividades extras, limitando nosso tempo para desenvolver o projeto. Apesar disso, o resultado foi satisfatório dentro da realidade destes alunos. O lado positivo deste trabalho foi a disposição dos alunos em realizar uma atividade totalmente nova e inusitada, no entanto as produções foram de certa forma frustrantes, pois os textos, com raras exceções, tiveram pouco conteúdo e criatividade. Para exemplificar melhor temos alguns exemplos a serem mostrados.