Esta sequência didática faz parte das atividades desenvolvidas no Programa Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem coordenado pelo Setor de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Palhoça.
A Sequência Didática foi organizada e aplicada pelas seguintes professoras: Edna Clarice Vieira Fernandes, Nathalie Catarina Schaden Cruz e Sueli Zamora Sonoki.
Tema: Água: preservar para não faltar!
O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, cerca de 70% da Terra é constituída por água. Com um número tão alto seria exagero dizer que ela pode acabar? O ciclo da água garante aos seres humanos um abastecimento natural, porém o crescimento da população e o mau uso desse recurso têm intensificado reflexões e ações para conscientizar a sociedade.
O Dia Mundial da Água é uma boa oportunidade para estimular em nossos alunos e seus familiares uma reflexão sobre o uso consciente da água, o combate ao desperdício e à poluição.
Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.
Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.
Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental
Objetivo Geral
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco o dia 22 de março, dia mundial da água, enfatizando o seu uso racional para evitar o desperdício e a poluição da mesma.
Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco o dia 22 de março, dia mundial da água, enfatizando o seu uso racional para evitar o desperdício e a poluição da mesma.
Objetivos Específicos
· Fazer a leitura do texto e sua interpretação;
· Apresentar os recursos naturais da água e como devemos utilizá-los;
· Produzir um mural das boas maneiras de preservar a água;
· Elaborar atividades em todas as disciplinas relacionadas com o Dia Mundial da água.
· Fazer a leitura do texto e sua interpretação;
· Apresentar os recursos naturais da água e como devemos utilizá-los;
· Produzir um mural das boas maneiras de preservar a água;
· Elaborar atividades em todas as disciplinas relacionadas com o Dia Mundial da água.
Metodologia
Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre o que é uma lenda e se realmente o que relata no texto pode vir a acontecer se o ser humano não usar corretamente esse recurso natural.
Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre o que é uma lenda e se realmente o que relata no texto pode vir a acontecer se o ser humano não usar corretamente esse recurso natural.
Tempo Estimado: 10 aulas
Material Necessário: texto “lenda das águas”, tesoura, cola, folha branca e papel pardo.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: apresentar o tema e desenvolver atividades.
2ª Etapa: ler com os alunos o texto proposto e discutir sobre o mesmo.
3ª Etapa: propor a interpretação do texto para melhor divulgação do tema.
4ª Etapa: criar um painel das boas maneiras de utilização da água.
5ª Etapa: Apresentar com as crianças um teatro de fantoches.
6ª Etapa: relacionar as atividades anteriores com o Dia Mundial da Água, ressaltando a importância da preservação.
1ª Etapa: apresentar o tema e desenvolver atividades.
2ª Etapa: ler com os alunos o texto proposto e discutir sobre o mesmo.
3ª Etapa: propor a interpretação do texto para melhor divulgação do tema.
4ª Etapa: criar um painel das boas maneiras de utilização da água.
5ª Etapa: Apresentar com as crianças um teatro de fantoches.
6ª Etapa: relacionar as atividades anteriores com o Dia Mundial da Água, ressaltando a importância da preservação.
Avaliação
Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.
Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.
Bibliografia
Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 6, número 62, março de 2008.
Santos, Robson A. Conto: Lenda das Águas. In: Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 06, número 62, março de 2008.
Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 6, número 62, março de 2008.
Santos, Robson A. Conto: Lenda das Águas. In: Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 06, número 62, março de 2008.
Anexo I
Texto: Lenda das Águas de Robson A. Santos
Dizem que quando a Terra nasceu, os céus choraram de alegria. Desse choro, surgiram os rios, os mares, os oceanos e os lagos. As águas corriam tranqüilas para todos os lados, irrigando o solo e ajudando várias espécies de plantas a nascerem, ate que os homens começaram a jogar tudo o que não queriam nas águas, pois pensavam que elas levariam o lixo para longe e o local ficaria sempre limpo.
Não demorou para que os rios e mares ficassem cheios de sujeira, o que deixou o Rei das Águas muito irritado. Ele resolveu, então, pedir ajuda ao Rei Sol para que todas as águas pudessem fazer uma viagem para o céu, abandonando a Terra. Só assim os homens aprenderiam a lição.
Então, o Sol apareceu forte por dias seguidos, e as águas começaram a subir aos céus em forma de vapor, formando muitas nuvens, até que os rios e lagos ficaram vazios. Os homens acordaram e não escutaram o som das águas. Tentaram tomar banho, mas não havia água. As plantas começaram a murchar, os animais a morrer. Alguns homens ficaram doentes de tanta sede.
Foi aí que começaram a perceber que, no fundo dos rios secos, havia um monte de lixo. Olharam para o que haviam feito e se desesperaram. O que fariam sem água? Cientistas se reuniram para pesquisar algo que substituísse a água, mas descobriram que nada poderia ser feito. Reuniram a população e deram a triste noticia de que sem água eles não sobreviveriam por muito tempo.
O desespero tomou conta de todos, que começaram a discutir, culpando uns aos outros. Enquanto os homens brigavam, uma criança caminhou no meio deles e se dirigiu para a beira do leito de um rio seco. Ali se ajoelhou e começou a conversar com a natureza: “ Eu sei que nós não respeitamos você mas nos perdoe, nos dê mais uma chance e tudo será diferente.”
Quando o Rei das Águas viu aquilo, sua raiva acabou. Ordenou que todas as águas voltassem a molhar o planeta, mas devagar para não haver dilúvio. Gotas de chuva começaram a cair dos céus e encher os rios, mares, lagos e oceanos. Os homens pararam de brigar e entenderam que as lagrimas de uma criança lavaram a culpa deles, e a partir daquele dia passaram a respeitar as águas e todos os seres vivos da Terra. Desde então, as águas começaram a ir em forma de vapor e a voltar em forma de chuva, lavando o planeta, em respeito à pureza daquela criança.
Dizem que quando a Terra nasceu, os céus choraram de alegria. Desse choro, surgiram os rios, os mares, os oceanos e os lagos. As águas corriam tranqüilas para todos os lados, irrigando o solo e ajudando várias espécies de plantas a nascerem, ate que os homens começaram a jogar tudo o que não queriam nas águas, pois pensavam que elas levariam o lixo para longe e o local ficaria sempre limpo.
Não demorou para que os rios e mares ficassem cheios de sujeira, o que deixou o Rei das Águas muito irritado. Ele resolveu, então, pedir ajuda ao Rei Sol para que todas as águas pudessem fazer uma viagem para o céu, abandonando a Terra. Só assim os homens aprenderiam a lição.
Então, o Sol apareceu forte por dias seguidos, e as águas começaram a subir aos céus em forma de vapor, formando muitas nuvens, até que os rios e lagos ficaram vazios. Os homens acordaram e não escutaram o som das águas. Tentaram tomar banho, mas não havia água. As plantas começaram a murchar, os animais a morrer. Alguns homens ficaram doentes de tanta sede.
Foi aí que começaram a perceber que, no fundo dos rios secos, havia um monte de lixo. Olharam para o que haviam feito e se desesperaram. O que fariam sem água? Cientistas se reuniram para pesquisar algo que substituísse a água, mas descobriram que nada poderia ser feito. Reuniram a população e deram a triste noticia de que sem água eles não sobreviveriam por muito tempo.
O desespero tomou conta de todos, que começaram a discutir, culpando uns aos outros. Enquanto os homens brigavam, uma criança caminhou no meio deles e se dirigiu para a beira do leito de um rio seco. Ali se ajoelhou e começou a conversar com a natureza: “ Eu sei que nós não respeitamos você mas nos perdoe, nos dê mais uma chance e tudo será diferente.”
Quando o Rei das Águas viu aquilo, sua raiva acabou. Ordenou que todas as águas voltassem a molhar o planeta, mas devagar para não haver dilúvio. Gotas de chuva começaram a cair dos céus e encher os rios, mares, lagos e oceanos. Os homens pararam de brigar e entenderam que as lagrimas de uma criança lavaram a culpa deles, e a partir daquele dia passaram a respeitar as águas e todos os seres vivos da Terra. Desde então, as águas começaram a ir em forma de vapor e a voltar em forma de chuva, lavando o planeta, em respeito à pureza daquela criança.
Anexo II
Teatro de Fantoches: Confeccionar os personagens e encenar a história.
Material necessário: papel-cartão, cola, tesoura, palito de churrasco e fita.
História encenada
Personagem 1 – Gotinha de água: Bom dia, eu sou a água e convidei alguns amigos para conversar com vocês.
Personagem 2 – Torneira: Olá, eu sou a torneira e vim aqui hoje para pedir a ajuda de todos.
Personagem 3 – Chuveiro: Eu sou o chuveiro e também preciso de ajuda.
Personagem 4 – Mangueira: Eu sou a mangueira e preciso muito mais de ajuda
Personagem 5 – Gotinha de água: Então pessoal vocês sabiam que apenas 1% da água do planeta é de consumo? Sabiam também que se não usarmos com consciência ela pode acabar?
Personagem 6 – Gotinha de água: Então vamos ajudar os nossos amigos, usando a água corretamente sem desperdiçar.
Personagem 7 – Gotinha de água: quando usar a torneira, feche corretamente para não ficar pingando, tome banho mais rápido r não utilize a mangueira para lavar calçadas e casas, pois assim muita água limpa é desperdiçada.
Personagem 8 – Gotinha de água: Espero que todos vocês ajudem meus amigos e preservem a água, pois ela é essencial para a vida dos seres humanos.
Teatro de Fantoches: Confeccionar os personagens e encenar a história.
Material necessário: papel-cartão, cola, tesoura, palito de churrasco e fita.
História encenada
Personagem 1 – Gotinha de água: Bom dia, eu sou a água e convidei alguns amigos para conversar com vocês.
Personagem 2 – Torneira: Olá, eu sou a torneira e vim aqui hoje para pedir a ajuda de todos.
Personagem 3 – Chuveiro: Eu sou o chuveiro e também preciso de ajuda.
Personagem 4 – Mangueira: Eu sou a mangueira e preciso muito mais de ajuda
Personagem 5 – Gotinha de água: Então pessoal vocês sabiam que apenas 1% da água do planeta é de consumo? Sabiam também que se não usarmos com consciência ela pode acabar?
Personagem 6 – Gotinha de água: Então vamos ajudar os nossos amigos, usando a água corretamente sem desperdiçar.
Personagem 7 – Gotinha de água: quando usar a torneira, feche corretamente para não ficar pingando, tome banho mais rápido r não utilize a mangueira para lavar calçadas e casas, pois assim muita água limpa é desperdiçada.
Personagem 8 – Gotinha de água: Espero que todos vocês ajudem meus amigos e preservem a água, pois ela é essencial para a vida dos seres humanos.
Foto: fantoches utilizados na apresentação (personagens: torneira, chuveiro, mangueira e as gotinhas de água).

