segunda-feira, setembro 05, 2011

Sequência Didática aplicada na Escola Reunida Três Barras por Jair Pereira

O CONSUMO CONSCIENTE PROTEGE O MEIO AMBIENTE PALHOÇA


PROFESSORAS: Daniella Maria Martins, Renata Marcantonio Scain, Oscarina Constância do Nascimento, José Silveira da Silva.


Ciências
Geografia
História
Português
Matemática
Artes
Educação física


DATA DE APLICAÇÃO: 25 de abril a 15 de junho.


TEMA: O Consumo Consciente Protege o Meio Ambiente


INTRODUÇÃO


Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada de mundo, o consumo consciente e o destino do lixo no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos, desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais que lhes permitam viver com seu meio.


ANO/ SÉRIE: 1º ANO AO 4º ANO


TEXTOS: O que é lixo ?
Lixo.
O bicho.
A Herança da criança.
Pedrinho e Chiquita em : de onde vem e para onde vai o lixo.
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Diga não ao desperdício.
Lixo nossa responsabilidade
POEMA: Lixo e luxo.
DOCUMENTÁRIOS: Ilha das Flores.
A História das Coisas.
Lixo no Pacífico.
MÚSICA: Depende de Nós ( Ivan Lins e Victor Martins )


OBJETIVO GERAL
Oferecer meios efetivos para que os alunos compreendam os fatos naturais e humanos a respeito do consumo consciente e da preservação da natureza.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista do consumo e suas consequências, de modo crítico.
Reconhecer as necessidades e oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente mais saudável.
Pesquisar de forma a comunidade consome e descarta seus resíduos.
Estimular a adoção de novos valores e atitudes em relação ao lixo.
Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
Divulgar para toda a comunidade o trabalho realizado, conscientizando sobre o papel de cada um na melhoria da qualidade de vida da comunidade em geral.
Expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos, expor sobre temas estudados.
Formular e responder perguntas, explicar e ouvir explicações.
Ler, interpretar e ampliar o vocabulário através de textos sobre o tema.
Formular questionários para pesquisa.
Ler e interpretar as situações problemas envolvendo as operações básicas.
Representar por meio de gráficos os resultados obtidos na pesquisa de campo.


ESTRATÉGIAS
Documentários.
Roda de debate.
Aula expositiva e dialogada.
Leitura e interpretação textual.
Atividades direcionadas em grupo e individualmente.
Música .
Socialização das atividades ao grupo e comunidade.
Hora do conto.
Saída de campo.
Pesquisa.
Observação da rotina de casa – destino dos resíduos.
Entrevista com um profissional da área.


MATERIAIS NECESSÁRIOS
Computador, data show, vídeos, textos informativos, atividades xerocadas, CD, aparelho de CD, folhas A4, quadro de giz, giz, papel pardo, lápis de cor, hidrocor, cartolinas, fita crepe.


ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS (desenvolvimento):
1º passo: assistir ao documentário “Ilha das Flores” .
Exposição do vídeo , roda de debate, levantamento das questões explícitas no vídeo e sua mensagem principal.
2º passo: assistir ao documentário “lixo no pacífico”.
Levantamento de questionamentos sobre o tema em questão, análise da mensagem principal e elementos integrantes.
3º passo: questionamentos com os alunos acerca do tratamento dado aos resíduos de sua casa.
4º passo: observar a rotina de sua casa em relação aos resíduos descartados.
5º passo: exposição da observação – levantamento e debate, apontamento das questões e levantamento do trabalho a ser desenvolvido.
6º passo: leitura do texto- “O Bicho”.
Leitura , reflexão e debate; comparação com o documentário – Ilha das Flores.
Interpretação escrita da análise e reflexão sobre o texto e documentário.
7º passo: leitura do texto “Lixo” e “A Herança da Criança” .
Leitura, interpretação oral e debate.
Avaliação interpretativa do texto .
8º passo: elaboração do questionário para fonte de pesquisa ( entrevista com familiares ) .
9º passo: leitura do texto informativo “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.
Levantamento de tópicos;
debates e questionamentos: (avaliação)
É possível salvar a Terra ?
Mas, salvar a terra de que ?
Salvar a terra para que ?
São ações complicadas ?
As crianças dão conta ?
O que as crianças podem fazer ?
10º passo : produção textual- histórias em quadrinho. Cenas fornecidas pela professora , onde as crianças deverão criar as falas.
11º passo : leitura e interpretação das situações problemas, a busca e os caminhos percorridos para solucionar, resolver os problemas.
A – Segundo dados estatísticos um brasileiro produz em média 440 quilos de lixo por ano.
E, se através das campanhas de conscientização passássemos a reduzir essa produção pela metade.
1- Quanto passaríamos a produzir de lixo por ano ?
2- E numa família com três pessoas, de quanto seria essa produção ?
3- Esse cada pessoa reduzisse em 100 quilos essa produção, quanto produziria ainda de lixo por ano ?
4- Se um casal que produz em sua casa 880 quilos de lixo por ano, com a chegada de mais uma pessoa na família, qual será a atual produção de acordo com os dados estatísticos ?
12º passo : Experiência de ciências- observação do que acontece com o lixo seco quando armazenado sujo.
13º passo: trabalho em equipe- produção de um cartaz com recortes de revistas e texto informativo com base nos questionamentos do livro Escola Ativa , caderno de ciências nº4, p. 118 e 119.
14º passo: leitura , canto e interpretação da música: “Depende de Nós”.
15º passo : assistir ao documentário - “A história das coisas” .
Debate sobre a interpretação e interpretação escrita do documentário.
16º passo: Visita de um funcionário do Centro de Triagem localizado no bairro Pinheira.
Exposição oral de experiência de vida;
as transformações provocadas em sua vida ;
explicação do trabalho feito no Centro de Triagem;
17º passo: Visita ao Centro de Triagem da Pinheira , observação e exposição do trabalho feito no local.
18º passo : Saída de campo- visita ao comércio da comunidade com o intuito de conhecer os procedimentos dados aos resíduos na comunidade.
19º passo : Interpretação textual e reprodução da tabela em cartaz sobre o tempo de decomposição do lixo.
20º passo : Leitura interpretação e debate sobre o texto informativo “ O Lixo e as Doenças”.
21º passo: questionário de ciências ( avaliação ) sobre o lixo e as doenças. Caderno de ciências v.4, p. 124 e 125 .
22º passo : Jogo trilha do lixo ( papel pardo ) livro Escola Ativa : caderno de ciências v.4 ,p.147 e 149.
23º passo : Interpretação do poema “ Lixo e Luxo”.
Leitura , interpretação e debate.
24º passo: produção de redação e frases sobre a visita ao Centro de Triagem.
25º passo : Criação de um fôlder sobre o tema estudado para a distribuição na comunidade – finalização.


REFERÊNCIAS :
ALVES, Wanda Maria de Castro. CADERNO DE ENSINO APRENDIZAGEM: matemática. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.
SANTOS, Maria Helena Araújo. CADERNO DE ENSINO APRENDIZAGEM: ciências. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2010.
RADESPIEL, Maria. ALFABETIZAÇÃO SEM SEGREDOS: Meio Ambiente. Minas Gerais. ed. Iemar LTDA. 1ª ed . vº. I, II, III, IV. 2004