segunda-feira, setembro 05, 2011

Sequência Didática por Jair Pereira

Esta Sequência Didática foi elaborada e aplicada pela professora Maria Cristhina S.P. Leite, professora de Artes, na Escola Olga Cerino, na Guarda do Embaú.


A Matéria Prima do futuro é o Lixo


Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora as velhas, sem valor, aquilo que se varre para tornar limpa uma casa,a escola ou uma cidade. Entulho, qualquer material produzido pelo homem que perde a utilidade e é descartado.


A qualidade de vida do homem, depende da qualidade e estabilidade do ambiente onde ele vive, estuda, trabalha e retem o seu sustento. Para se manter a qualidade de vida do homem, as sociedades humanas devem mudar sua postura e suas ações em relação ao meio ambiente, reaproveitar cada vez mais os desperdicios jogados fora para a transformação de novos objetos, através do processo de reciclagem, o que representa economia de matéria prima e de energia fornecidos pela natureza.


Para que possamos atingir este grau de conscientização do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável e principalmente da qualidade de vida. É necessário implantar um sistema de Educação Ambiental nas escolas públicas do ensino fundamental, baseado em dinámicas lúdicas, criação e transformaçaõ do lixo em objetos úteis e artesanatos, bate-papos, onde eles poderão expor suas dúvidas e ideias, oferecendo meios aos alunos de aprendizagem dentro e fora da escola.


Sendo assim, esse projeto tem como objetivo maior o desenvolvimento da Educação Ambiental através da Redução, Reciclagem e Reutilização, sendo um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutiliza-los no ciclo de produção de atividades, pela qual material que se tornariam 'lixo'', ou estão no lixo, são desviados, coletados, separados, lixados, pintados processados para serem usados como Matéria Prima na manufatura de artesanatos.


Assim, o conceito de lixo tende a ser modificado, podendo ser entendido como:'' coisas que podem ser úteis e aproveitáveis pelo homem.''Como a criação de lindos artesanatos com resíduos sólidos tirados do lixo.


Trabalho realizado com crianças do pré à quarta série do ensino fundamental.


CONTEÚDOS TRABALHADOS

Trabalho com sucatas
trabalho com barro
mosaicos
pintura guache e lápis
colagens
textura
circulo das cores
formas geométricas
nocões de traços
direção esquerda e direita


Tempo Estimado: duração de 2 meses de junho a agosto.

ESTRATÉGIAS

1-CONSTRUÇÃO DO LIVRO DE ARTES

MATERIAL- papel pardo, giz de cera,régua e lápis.

A criança recebe um pedaço do papel onde eles dobram e fazem um desenho livre na capa pintando com giz de cera. Esse livro será para guardar as atividades feitas em papel avulso sobre o circulo das cores, trabalhos com cores primárias e secundárias, e atividades sobre datas comemorativas que vão surgindo paralelo ao trabalho do projeto.

2-CONSTRUÇÃO DAS MANDALAS

MATERIAL- papelão,tesoura,tinta guache,papel de café cortado em tiras,papel sufite,lápis.

Projeto Recursos Naturais, depois da explicação da professora sobre recursos naturais renovavel e não renovável, foi pedido para que fisessem um desenho que representasse a natureza e seus recursos.Na metade do papel sufite eles desenharam os recursos e colaram sobre o pedaço de papelão pintado de tinta guache,colaram as tiras do papel de café ao redor do desenho montando uma moldura. Com um pequeno furo e barbante poderam pindurar no teto da sala de aula.

3- CONSTRUÇÃO DO VASO DE BARRO

MATERIAL- um copo para servir de molde, um pedaço de barro, tinta guache.

Como o barro é um recurso natural não renovável,escolhemos esse material para a criação de um vaso, onde as crianças amassaram o barro e moldaram sobre o molde. Depois de seco pintaram usando sua criatividade, desenvolvendo as misturas das cores descobrindo as secundárias e terciárias.

4-CONSTRUÇÃO DE UM PRATO DE JORNAL

MATEMÁTICA COM ARTES


MATERIAL- jornal, um prato para servir de molde,cola caseira, tinta fundo pva, tinta guache, régua e lápis.

COLA CASEIRA- para cada 1 copo de água 1 colher de farinha branca e gotas de vinagre, leve ao fogo até engrossar, usar depois de fria.


Construção de um prato, usando jornal e cola caseira, técnica chamada de papietagem.
Com as mãos as crianças cortam o jornal em pedaços ou tiras,vai cobrindo cada pedaço de papel com cola e vai colando na superfície do molde, depois de completar 6 camadas espera secar,tira do molde, passa o fundo branco com a tinta pva e depois desenha no fundo do prato formas geométricas criando um mandala, a palavra sânscrita que siguinifica circulo, uma representação geométrica. Depois pintaram com tinta guache. Artesanato criado para pindurar na parede da sala.

5-CADERNO DE CALIGRAFIA

PORTUGUÊS COM ARTES

Todo o conteúdo passado em sala de aula vai para o caderno de caligrafia, para ajudar na escrita das crianças.

6-CAPA DO CADERNO DE CALIGRAFIA

MATERIAL-papel de pão já usado, tinta guache, lápis.

Com o lápis em frente ao papel ja aberto,a criança fará um desenho desorientado onde terá que pintar cada parte criada com uma cor sem poder passar para o outro lado deixando certa a divisão das cores treinando noções de traços. Depois esse papel já pintado servirá para encapar os cadernos.

7-CORTINA DE FLORES

MATEMÁTICA COM ARTES

MATERIAL-rolinho do papel higiênico, tesoura, lápis, tinta guache, fio de cordão, cola.

As crianças com a régua e um rolinho de 10 cm medem uma área de 2 cm , marcam e depois cortam de 2 em 2 cm tirando 5 tiras que transformam em pétalas de flores. Pintam as tiras e depois de secas vão colando as pétalas uma com as outras, passam um fio no meio para pindurar como um mobillle.

8-CONSTRUÇÃO DE UM PORTA LÁPIS

MATERIAL- cx de leite usada, jornal, cola caseira, papel camurça e emborrachado.

Com uma cx já usada que iria para o lixo, as crianças usam a técnica da papietagem para cobrir o fundo da cx, depois das camadas feitas elas pintam dando uma caracteristica de novo,usam pedaços de outros tipos de papel cortam e fazem colagem por cima da cx enfeitando com desenhos cortados usando a técnica da colagem e textura.

9-PORTA TRECO PORTA TUDO

MATERIAL-jornal usado, cola, tinta pva e guache.

Com o jornal nas mãos, as crianças vão dobrando e formando tiras largas, depois de criarem várias tiras ela vão trançando o jornal até formar uma cx como na foto em anexo, vão trançando e colando depois vem a pintura de fundo com a tinta pva para dar mais firmesa, depois de seco as crianças dão o cabamento com a tinta guache. Artesanato para guardar porta tudo.



10- Construção de um boneco, os guerreiros da floresta.

MATERIAL- garrafa plastica de 200ml, feijão ou areia, jornal, cola caseira, tinta guache,tinta pva branca, balão, 2 botões, tecido.

Primeiro passo encher a garrafa até a metade com feijão ou areia, com um chumaço de papel fazer uma bola e cubrir com o balão para fazer a cabeça do boneco. Com o jornal usar a técnica da papietagem, dar fundo branco com a tinta pva, deixar secar e pintar com tinta guache. Colocar os olhos com os botões, cortar uma capa com um pedaço de tecido e colocar nos ombros. Depois cada boneco terá o nome da criança ou outro nome depende da criança, para defender a floresta.



AVALIAÇÃO


A avaliação dessa sequência didática é bastante positiva, nos mostram como ainda é possivel transformar a sala de aula em um espaço profícuo de aprendizado. Além disso,verificamos como a organização da aula, via sequência, torna o processo ensino aprendizagem mais dinâmico. A avaliação apresenta funções processual, contínua, permanente, flexível e cumulativa. Basea-se na reflexão e no questionamento do praxís artistica que foi desenvolvido pelo professor, além de ensinar, o docente avalia o ensinar e o aprender durante o processo de desenvolvimento do trabalho. É fundamental uma observação e reflexão em forma de registro.
*Como é a relação do aluno com o grupo.
*Quais as atividades de seu maior interesse.
*Relato dos avanços-dificuldades que a criança vem demonstrando.
Tudo o que é vivenciado e produzido em sala de aula é registrado de forma concreta por meio de fotos das obras realizada pelo aluno.

BIBLIOGRAFIA



Anexos fotos das atividades elaboradas em sala sala de aula: