segunda-feira, setembro 05, 2011

Segunda etapa da formação Continuada de Língua Inglesa por Jair Pereira

REFLECTIONS ON TEFL
Relatório 2º encontro
Conceituando uma sequência didática
1. O que é uma sequência didática?
Sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e avaliação.
2. Por que usar uma sequência didática para ensinar uma LE?
As sequências didáticas têm a vantagem de auxiliar o professor na organização do trabalho em sala de aula. O conhecimento é transmitido de forma gradual partindo de níveis de conhecimento já adquiridos pelos alunos para alcançar níveis superiores de conhecimento.
Elementos que compões uma sequência didática:
a) Tema a ser trabalhado
b) Objetivos propostos pelo professor
c) Área de conhecimento escolhida; ciências, história, matemática, geografia, etc.
d) Interdisciplinaridade
e) Procedimentos
f) Inputs (insumos)
g) Atividades
h) Outputs (resposta dos alunos ao tema abordado)
i) Outcome (resultados)
j) Avaliação
k) Ligações externas; temas que poderão ser relacionados à sequência, dando continuidade ao trabalho do professor.
3. Análise de modelos de sequências didáticas.
4. Escolha de temas para a produção de sequências didáticas pelos professores.

Professor-ministrante: Gilberto da Silva