sexta-feira, setembro 02, 2011

Matemática 5ª à 8ª série - 4° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A

No dia 30/08/2011, no Auditório da Prefeitura Municipal de Palhoça, os professores de matemática das séries finais do ensino fundamental se reuniram pela última vez para concluir o curso de formação continuada “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas aulas de Matemática”.

Esse encontro, por ser o último, foi dedicado à socialização das atividades do ano, referente à participação na OBMEP e à aplicação de uma sequência didática contemplando a resolução de problemas.

De acordo com os depoimentos dados, a aplicação da 1ª fase da olimpíada, apesar de alguns problemas que não vale a pena ressaltar, foi como o esperado. Todas as escolas possuem representantes para a segunda fase que acontecerá em outubro.

Em relação à sequência didática daqueles que já aplicaram ou estão aplicando, observou-se nos professores uma agradável satisfação, tanto por terem experimentado algo diferente como por terem percebido em seus alunos uma ativa participação. Muitos detalhes interessantes foram colocados pelos presentes, e estes podem ser verificados neste blog nas postagens cujo título se refere à visita da aula do professor e à sequência didática do mesmo na área da Matemática. Confiram que vale a pena!

Além da socialização aconteceu a avaliação do curso pelos participantes. Nesta avaliação foram solicitados pontos positivos, pontos negativos, sugestões para os futuros encontros desde a dinâmica até o assunto, e outras considerações que podem contribuir positivamente.

O encontro terminou com um lanche e mais um momento de descontração. Pudemos nos conhecer um pouco mais, o que faz o grupo ficar cada vez mais próximo, forte e agradável. Deixo para todos a minha gratidão: “Obrigado pela paciência, parceria, confiança... por tudo! Vocês são muito especiais, contem comigo sempre!”.