sexta-feira, setembro 02, 2011

Visita à aula de “Mariza Campos Gavilan” por Karina Zolia Jacomelli Alves

Mariza Campos Gavilan, professora de matemática das séries finais do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner, me recebeu no dia 29 de agosto de 2011 para assistir duas aulas de sua sequência didática. A aplicação desta sequência didática é uma das condições, colocada aos professores para a conclusão do curso de formação continuada, do setor de capacitação.

A sequência didática em questão foi elaborada para a 5ª série do ensino fundamental na tentativa de ensinar as operações com frações por meio da resolução de problemas. Segundo a professora, essa é uma “tentativa de enfrentar as dificuldades dos alunos de forma desafiadora, incentivando o processo de reflexão, acreditando que essa seja uma maneira de fazê-los apreender os conceitos”. Para tanto, a turma foi organizada em grupos, uma vez que estimular a habilidade de argumentação na tomada de decisões é algo indispensável para a resolução de problemas.

Na aula assistida, a professora Mariza conversou com seus alunos sobre o que aconteceu na aula anterior: o que os grupos fizeram, para que serviu toda a conversa e como a aula terminou. Em seguida, cada grupo recebeu tiras de papel para realizarem tarefas seguindo “comandos”, como por exemplo: - peguem uma das tiras e pintem 1/5 dela (comando 1); - na mesma tira, pintem mais 1/5 dela (comando 2); - qual operação acabou de ser realizada? (comando 3); - que resultado vocês conseguiram nessa tira? (comando 4); - alguém pode vir no quadro escrever isso que foi falado? (comando 5).

A participação nessa aula, dos alunos, aconteceu o tempo todo. Isso permitiu verificar quais deles estavam realmente compreendendo a operação trabalhada. Um exemplo foi a dúvida de um dos alunos que, ao ler no quadro 1/5 + 1/5 = 2/5, perguntou “por que não é 2/10?” já que 5+5=10. A resposta foi dada por outra aluna que ao mostrar sua tira de papel pintada disse “se fosse 2/10 deveria ter 10 pedaços na tira e ela continua com 5”. Ou seja, os alunos entre eles foram concluindo sozinhos como se deve realizar a adição de frações com denominadores iguais.

Na sequência, Mariza fez novos comandos e os alunos realizaram uma nova adição. Mas, dessa vez, os denominadores foram diferentes. Pude observar duas situações. Uma que os grupos tinham clareza de que os denominadores precisavam ser iguais, pois todos deram uma resposta cuja fração apresentava um denominador múltiplo das parcelas apresentadas. Outra foi a não utilização das tiras pintadas para tentar dar uma resposta.

Após uma longa e rica discussão, a turma concordou que ¼ + 1/6 = 5/12. A professora aproveitou esse momento para lançar um desafio que permite a visualização desta resposta: peguem a tira de ¼ ou de 1/6 e transformem em 5/12. Na aula seguinte, com certeza essa discussão voltará acontecer.

Parabenizo a professora Mariza pelo desafio de ensinar um conceito tão importante de uma maneira diferenciada. Acredito que ela terá resultados positivos.

Obs: posteriormente, a sequência didática da professora Mariza será postada neste blog.