Registro das atividades em sala de aula
Atividade da p. 25 – TP3 – Avançando na prática
1- Li com os alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
2- Os alunos pesquisaram a biografia de outros famosos e em sala fizemos a leitura de vários, entre eles foram escolhidos: Xuxa, Beto Carreiro, Roberto Carlos, etc.
3- Em sala de aula, os alunos recortaram de revistas e jornais, textos diversos (poemas, receitas, notícias, propagandas, etc) e os colaram no caderno.
4- No quadro nós fomos destacando as informações relevantes das biografias, como: dados pessoais, família, escolaridade, trabalhos realizados, e, em alguns casos data de morte e causa da mesma. Nos demais textos, destacamos aquilo que era próprio de cada um.
5- Depois de perceberem as informações que cada tipo de texto traz, propus aos alunos que fizessem sua própria biografia, contando fatos marcantes de suas curtas vidas. Eles fizeram o trabalho todo em primeira pessoa.
6- No segundo momento pedi que eles reescrevessem sua biografia em terceira pessoa e que me entregassem as mesmas.
7- Os trabalhos foram encerrados nesta sexta-feira, e estarão disponíveis para verificação na próxima semana.
Avaliação da atividade
Atividade da p. 25 – TP3 – Avançando na prática
1- Li com os alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
2- Os alunos pesquisaram a biografia de outros famosos e em sala fizemos a leitura de vários, entre eles foram escolhidos: Xuxa, Beto Carreiro, Roberto Carlos, etc.
3- Em sala de aula, os alunos recortaram de revistas e jornais, textos diversos (poemas, receitas, notícias, propagandas, etc) e os colaram no caderno.
4- No quadro nós fomos destacando as informações relevantes das biografias, como: dados pessoais, família, escolaridade, trabalhos realizados, e, em alguns casos data de morte e causa da mesma. Nos demais textos, destacamos aquilo que era próprio de cada um.
5- Depois de perceberem as informações que cada tipo de texto traz, propus aos alunos que fizessem sua própria biografia, contando fatos marcantes de suas curtas vidas. Eles fizeram o trabalho todo em primeira pessoa.
6- No segundo momento pedi que eles reescrevessem sua biografia em terceira pessoa e que me entregassem as mesmas.
7- Os trabalhos foram encerrados nesta sexta-feira, e estarão disponíveis para verificação na próxima semana.
Avaliação da atividade
Foi bastante prazeroso realizar este trabalho, os alunos gostaram de fazer diferente (realizei a atividade com uma turma de 5ª série, ensino regular) não sentem falta de gramática ainda, gostam de produzir e pesquisar.O resultado ainda não tenho como avaliar, mas tenho boa expectativa.
De uma coisa tenho certeza, eles perceberam que nem todos os textos são iguais.
Joelma
De uma coisa tenho certeza, eles perceberam que nem todos os textos são iguais.
Joelma