terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA/TP3 - biografia por Maria Joelma Dias - cursita

Registro das atividades em sala de aula

Atividade da p. 25 – TP3 – Avançando na prática

1- Li com os alunos a biografia de Carlos Drummond de Andrade.
2- Os alunos pesquisaram a biografia de outros famosos e em sala fizemos a leitura de vários, entre eles foram escolhidos: Xuxa, Beto Carreiro, Roberto Carlos, etc.
3- Em sala de aula, os alunos recortaram de revistas e jornais, textos diversos (poemas, receitas, notícias, propagandas, etc) e os colaram no caderno.
4- No quadro nós fomos destacando as informações relevantes das biografias, como: dados pessoais, família, escolaridade, trabalhos realizados, e, em alguns casos data de morte e causa da mesma. Nos demais textos, destacamos aquilo que era próprio de cada um.
5- Depois de perceberem as informações que cada tipo de texto traz, propus aos alunos que fizessem sua própria biografia, contando fatos marcantes de suas curtas vidas. Eles fizeram o trabalho todo em primeira pessoa.
6- No segundo momento pedi que eles reescrevessem sua biografia em terceira pessoa e que me entregassem as mesmas.
7- Os trabalhos foram encerrados nesta sexta-feira, e estarão disponíveis para verificação na próxima semana.

Avaliação da atividade
Foi bastante prazeroso realizar este trabalho, os alunos gostaram de fazer diferente (realizei a atividade com uma turma de 5ª série, ensino regular) não sentem falta de gramática ainda, gostam de produzir e pesquisar.O resultado ainda não tenho como avaliar, mas tenho boa expectativa.
De uma coisa tenho certeza, eles perceberam que nem todos os textos são iguais.

Joelma