terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA por Jair Pereira

Já chegamos ao sétimo encontro do Programa Gestar II. Na disciplina de Língua Portuguesa, estudamos e discutimos temas importantes, no TP3, como: gêneros textuais, gênero literário e não-literário, sequências tipológicas: a descrição, a narração e a dissertação. No TP4, abordamos: leitura, escrita, com ênfase na teoria do letramento.


A sistemática do Programa consiste em relacionar a teoria abordada à prática pedagógica do professor-cursista. Como forma de avaliar o desenvolvimento dessa nova metodologia, decidimos pela forma de relatórios semanais das atividades.


Além dos relatos escritos acontecem debates acerca das sequências didáticas desenvolvidas.Até aqui constatamos que o GESTAR II é um programa inovador, porque procura abordar o ensino da Língua Portuguesa de forma contextualizada, afastando-se do ensino centrado na Gramática Descritiva. Por isso, os professores-cursistas sentem-se desafiados e motivados para levar para a sala de aula esta nova metodologia.


A seguir temos o registro das atividades do GESTAR II desenvolvidas até o momento, pelos cursistas de Língua Portuguesa.