terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA/TP3 - Gêneros textuais por Teresa Cristina

RELATÓRIO DE ATIVIDADE – GESTAR II
TURMAS: 7ª e 8ª SÉRIES
TOTAL DE ALUNOS: 7ª série = 28 alunos / 8ª série = 36 alunos
INÍCIO DA ATIVIDADE: 8ª série = 22/04 - 7ª série = 25/04
DURAÇÃO: 3 semanas = 9 h/a
TÉRMINO DA ATIVIDADE: 7ª e 8ª séries = 06/05
CONTEÚDO: Gêneros Textuais – Propaganda, anúncio e publicidade TEMA: Campanha contra a violência doméstica (anexo)
OBJETIVOS: - Promover uma discussão dirigida sobre a violência em geral; - Provocar a reflexão sobre violência doméstica; - Construir e conceituar coletivamente: propaganda, anúncio e publicidade; - Identificar semelhanças, diferenças e propósitos da propaganda, anúncio e publicidade; - Desenvolver a habilidade de interpretação e análise reflexiva de textos em geral; - Desenvolver a capacidade de argumentação e a criatividade.
DESENVOLVIMENTO: As atividades foram desenvolvidas nas séries/turmas já citadas, no período de três semanas, sendo assim distribuídas:
1ª Semana – debate e interpretação da Propaganda (anexa), esgotando diversas possibilidades de entendimento e argumentação, seguida de breves relatos de experiências;
2ª Semana – construção coletiva, seguida de explanação conceitual dos gêneros textuais - propaganda, anúncio e publicidade, seguida de discussão dirigida com exemplificações e da proposta da atividade;
3ª Semana – desenvolvimento, em sala, das atividades propostas.
São elas: 1º) Trazer e apresentar ao grupo um anúncio e uma propaganda;
2º) Criar um produto e seu anúncio e apresentá-los a turma.
RECURSOS UTILIZADOS: - Texto anexo; - Jornais, revistas, encartes de lojas e supermercados; - Papel, cola e tesoura.
AVALIAÇÃO: No decorrer dessas três semanas pudemos observar grande interesse e participação do alunos, especialmente nos momentos dos debates e das discussões dirigidas, além da criatividade da maioria dos alunos quando da construção individual e apresentação de seu produto e anúncio.
Percebemos, também, que todos realizaram as atividades de forma prazerosa e bem a vontade. Concluímos, portanto, que os objetivos foram plenamente atingidos, que esse tipo de atividade despertou muito interesse da turma e, que todos a desenvolveram com facilidade, gosto e responsabilidade.
A partir dessa observação, propuzemos as turmas continuarmos desenvolvendo atividades voltadas para a construção textual, tanto coletiva quanto individual e atividades que proporcionem o desenvolvimento da reflexão, da interpretação e que privilegiem a leitura e a criatividade.
Palhoça, 15 de maio de 2009.