terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA - TP3/BIOGRAFIA por Alexandra Espíndola - cursista

Alexandra Espíndola, professora de Língua Portuguesa de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como atividade de uma das oficinas, ela precisava desenvolver com os seus alunos o “Avançando na Prática” do TP3 que trata de Biografia.
A seguir, está o que a professora desenvolveu:
Como estamos estudando teoria da narrativa, os estudantes da 6ª série já sabem o básico, como os tipos de narrador. Na semana passada, produziram uma narrativa em primeira pessoa e socializaram seus textos lendo-os para a turma, que identificou, além do narrador, os outros elementos da narrativa. Esta semana, como proposto pelo TP3, foram produzidas biografias. Iniciei a aula lendo a biografia de Drummond e pedindo aos alunos que identificassem quais as informações dadas neste texto. Listamos algumas, como: nome completo, local e data de nascimento, profissão etc. Depois eles escreveram uma auto-biografia, mas em terceira pessoa. Essa aula teve como objetivos: colocar em prática a teoria da narrativa e reconhecer outro gênero textual, a biografia. Como resultado, observei que os estudantes, mesmo estimulados, não ousaram sair das informações observadas na biografia de Drummond – o que é sintomático, visto que nossos estudantes estão habituados a seguir regras e fórmulas prontas. Contudo, redigiram textos que me possibilitaram averiguar que a teoria foi assimilada e o gênero compreendido, ou seja, objetivos alcançados. Este trabalho não pára por aqui. A partir dessa aula, faremos um estudo mais aprofundado sobre esse gênero, como pesquisas das variações temáticas e linguísticas que se encontram nas biografias. A meta é chegarmos a um texto que, mesmo não sendo possível classificá-lo como auto-biográfico, apresente-nos um narrador alter-ego do autor. Dessa maneira, podemos começar a desconstruir as classificações, as tipologias rígidas da teoria da narrativa.