terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA - biografia/TP3 por Joice Porto

RELATÓRIO DE ATIVIDADE – GESTAR II
Objetivos:
Reconhecer as características e tipos de informações que constituem uma biografia;
Descrição:
Ler diferentes biografias de Carlos Drummond de Andrade, de Miguel de Cervantes e outros autores que estão no livro didático.
Refletir a partir do conhecimento prévio dos alunos, como pode ser chamado os tipos de textos lidos.
Analisar as biografias para que os alunos identifiquem que tipos de informações constituem o texto biográfico e anotá-las no quadro.
Propor que escrevam sua própria biografia, na terceira pessoa, como foi feita a de Carlos Drummond de Andrade e dos outros autores estudados.
Sugerir que sentem em dupla a fim de analisarem seus textos para ver se os textos seguem as características da biografia.
Materiais necessários: diferentes biografias de Carlos Drummond de Andrade, De Miguel de Cervantes (folha xerocada); quadro; giz;
Avaliação: participação oral; empenho nas atividades desenvolvidas e produção de sua própria biografia.
Relato da aplicação das atividades
Como estávamos analisando um trecho da obra “Don Quixote” de Miguel Cervantes e também já havíamos analisado o texto “A doida” de Carlos Drummond de Andrade,levei para a sala diferentes biografias dos autores. Primeiro, foi feita pelos alunos, em voz alta, a leitura de três diferentes biografias de Carlos Drummond de Andrade, duas biografias de Cervantes e outros textos biográficos que estavam no livro didático. Depois da leitura, comecei a fazer um levantamento do conhecimento prévio que os alunos tinham em relação aos textos, fazendo as seguintes perguntas: Como se constituem os textos? Quais as semelhanças e diferenças? Quais as informações que trazem? Qual a finalidade? Após refletirmos um pouco, escrevi no quadro uma receita e um bilhete. Perguntei qual era a diferença entre estes gêneros e a biografia? E como podíamos chamar cada um deles? Os alunos tiveram dificuldades para denominar o gênero biografia, já os outros foram rapidamente reconhecidos. Após algumas hipóteses, uma aluna disse que se tratava de uma bibliografia. Expliquei o que significava bibliografia, pegando, como exemplo, a última página do livro didático. Só então, outro aluno disse que os textos lidos podiam ser classificados como biografias. Identificadas as informações que constituem um texto biográfico, analisamos o tempo e a pessoa verbal que apareciam nos textos. Feito isto, como avaliação final, pedi que os alunos fizessem sua própria biografia, que devia ser entregue na aula seguinte.
Como só temos aulas duas vezes por semana, a dificuldade encontrada foi dar continuidade à análise e reescritura das biografias. Isto é, na aula seguinte (quinta-feira), os alunos fizeram um passeio de trem na Beira-mar de São José (município vizinho) e na outra aula (segunda-feira) foi o dia da avaliação de recuperação bimestral. Só dez dias depois, é que pudemos retomar a aula.
Nesta aula, os alunos sentaram em dupla, trocaram as biografias entre si, analisaram e apontaram o que tinha que ser melhorado (isso foi feito sob a minha orientação). Durante toda a atividade pude observar uma participação efetiva dos alunos, principalmente, na oralidade e na produção de texto.
Palhoça, 15 de maio de 2009.