terça-feira, junho 09, 2009

GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA/TP3 - Gêneros Textuais por Gilberto da Silva - cursista

RELATÓRIO DE ATIVIDADE GESTAR - II

TEMA: Gêneros Textuais
Objetivos: Refletir sobre os diversos estilos e funções dos textos que o cercam. Estimular o desenvolvimento de uma consciência crítica em relação a existência, uso e funções dos diversos tipos de textos.
Pressuposições: Os alunos vão gostar da abordagem do tema que será feito através da apresentação de diversos gêneros textuais de autores consagrados. E atividades relacionadas ao que estão vivenciando; ou seja, produzirão os gêneros textuais estudados em sala.
Recursos: Cópias de excertos de gêneros textuais.
Procedimentos adotados primeira parte: biografias.
1.Cinco minutos antes do término da aula anterior à apresentação do assunto gêneros textuais, passei aos alunos três questões relacionadas ao texto da aula seguinte: biografias. As questões foram as seguintes: O que é uma biografia?, Qual a característica principal de uma? Que elementos estão em uma?
2. Na aula seguinte, apresentei as biografias de Hitler, Da Vinci, Tiradentes e Drummond.
3. Fizemos juntos a análise da estrutura das biografias e comparamos com as respostas que eles deram as questões sobre biografia que eu havia feito na aula anterior.
4. Depois de analisada a estrutura de uma biografia: partimos para a produção da biografia de cada aluno. (seguem modelos anexos).
Etapa 2ª 1. Pedi aos alunos que trouxessem de casa algumas receitas para serem avaliadas em sala de aula.
2. Fizemos a análise das receitas trazidas: ordem dos ingredientes, modo verbal, algumas palavras que se repetem em todas as receitas, etc. e sua principal função. O aluno Everson foi o primeiro a perceber que a função da receita é ensinar alguém no preparo de um alimento.
3. Depois de concluída a análise das receitas e sua leitura pelos alunos, escrevi no quadro alguns temas e pedi-lhes que me dessem uma receita com um dos temas. Eles então me pediram que utilizassem todos os temas que eu sugeri juntos. Pedido feito, pedido aceito.
4. Os resultados seguem anexos.