sábado, agosto 29, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 10 do TP3 por Cícero Clóvis da Silva (cursista)

Cícero Clóvis da Silva, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade
Esta unidade nos traz um pouco mais do conteúdo de semelhança, mostrando que a semelhança em matemática é precisa. Ela também trabalha com o mundo real, ao apresentar situações ligadas a construção civil, e para quem tem experiência prática, fica ainda mais fácil o entendimento.

b) Resultados observados em sala de aula
Iniciei entregando aos alunos a planificação do octaedro. Pedi que pintassem cada uma de suas faces da cor de sua preferência. Em seguida, solicitei que dividissem cada lado do triângulo em partes iguais, ou seja, unidades de dois centímetros, pois cada lado tem 6 cm. Quando terminaram, pedi que recortassem e dobrassem nas marcas, colando para formar um sólido geométrico.
Nesse momento, alguns alunos tiveram muita dificuldade, pois não conseguiam fazer as marcações do mesmo tamanho, na maioria das vezes, marcavam a razão usando outras medidas, diferente da terça parte.
Ao terminar essa etapa, foram divididos em dois grupos para então montar um sólido geométrico sem sobra de espaços vazios. Alguns alunos logo perceberam que não seria possível. Um deles fez o seguinte comentário: “Só seria possível se as bases fossem quadradas”. Em seguida cortamos as pontas, verificando que sólidos formariam a partir dos cortes.
Encerramos a atividade percebendo que é possível montar um sólido sem sobrar espaço vazio entre os sólidos. Eles observaram ainda, que contando com os espaços abertos o sólido passava a ter 14 faces. Além disso, conversamos também sobre a nomenclatura dos sólidos.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Objetivos:
- transformar a planificação em sólido.
- Verificar quantas faces, vértices e arestas formavam os sólidos.
- Mostrar que não é possível juntar o octaedro sem sobrar espaço.

Conteúdos: ângulos; razão; construir sólidos

Público: 6ª série
Tempo: 135 m
Material: régua, lápis de cor, cola, tesoura, folha ofício

Aula
1º passo: mostrar para a turma a atividade a ser feita
2º passo: distribuir a planificação
3º passo: pintar
4º passo: dividir em três partes iguais com a régua
5º passo: fazer as dobraduras formando os triângulos
6º passo: fechar octaedro
7º passo: tentar juntar os octaedros sem deixar espaço vazio
8º passo: cortar as pontas nos traços feitos
9º passo: juntar todos novamente e ver que é possível preencher todos os espaços.

FOTOS: