Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que a professora concretizou:
a) Síntese da unidade
Conceitos trabalhados: Polígonos regulares; semelhança de figuras planas e espaciais, polígonos e poliedros regulares e semi regulares. Preenchimento de espaços por meio de poliedros – Ângulos.
b) Resultados observados em sala de aula
Nessa Unidade trabalhamos em torno das figuras planas e não planas, preenchimento de espaços por meio de poliedros.
Aprendi a fazer uma maquete através da Geometria, calculamos áreas, volume. Através dessas atividades também verificamos a importância para a matemática nas formas geométricas, e como também na função de octaedros truncados. Verificamos como é possível preencher espaços.
Ponto Interessante da aula: Foi quando alguns alunos descobriram que o octaedro regular não poderia ser juntado aos outros octaedros da classe, descobriram então que poderiam transformá-los em octaedros truncados e então juntá-los. Dificuldades encontradas: Nenhuma
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
Tema: Poliedros Objetivo: Reconhecer poliedros semelhantes, octaedro regular e octaedro truncado. Conceitos Trabalhados: Noção de semelhança – polígonos semelhantes e Poliedros semelhantes – preenchimento de espaços – octaedro regular e octaedro truncado. Faixa Etária: 16 anos
Tempo: 90 min (2 aulas)
Situação problema: Construção de octaedro regular.
Atividade: Montar um octaedro regular e juntar com os outros octaedros da classe, preenchendo os espaços sem deixar vazios entre eles.
a) Síntese da unidade
Conceitos trabalhados: Polígonos regulares; semelhança de figuras planas e espaciais, polígonos e poliedros regulares e semi regulares. Preenchimento de espaços por meio de poliedros – Ângulos.
b) Resultados observados em sala de aula
Nessa Unidade trabalhamos em torno das figuras planas e não planas, preenchimento de espaços por meio de poliedros.
Aprendi a fazer uma maquete através da Geometria, calculamos áreas, volume. Através dessas atividades também verificamos a importância para a matemática nas formas geométricas, e como também na função de octaedros truncados. Verificamos como é possível preencher espaços.
Ponto Interessante da aula: Foi quando alguns alunos descobriram que o octaedro regular não poderia ser juntado aos outros octaedros da classe, descobriram então que poderiam transformá-los em octaedros truncados e então juntá-los. Dificuldades encontradas: Nenhuma
c) Aplicação da tarefa na sala de aula
Tema: Poliedros Objetivo: Reconhecer poliedros semelhantes, octaedro regular e octaedro truncado. Conceitos Trabalhados: Noção de semelhança – polígonos semelhantes e Poliedros semelhantes – preenchimento de espaços – octaedro regular e octaedro truncado. Faixa Etária: 16 anos
Tempo: 90 min (2 aulas)
Situação problema: Construção de octaedro regular.
Atividade: Montar um octaedro regular e juntar com os outros octaedros da classe, preenchendo os espaços sem deixar vazios entre eles.