sábado, agosto 29, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 8 do TP2 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 8 do TP2. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

Ao ler o texto da unidade 8 do tp2, fiz uma reflexão em relação ao tema proposto, onde alguns conceitos matemáticos são colocados como situações problemas.
Muitas situações do nosso cotidiano fazem com que nós necessitamos da matemática para resolver nossas situações problemas. Um exemplo utilizado quase que constante, quando trabalhamos com valores (dinheiro), que sofre alterações, quando são aplicados juros, habita comercial, na qual a maioria da população necessita de um conhecimento sobre funções e finanças.
Como este costume é freqüente, as pessoas não se dão conta que são afetadas pelo maior problema: o juro. Diante disso, a necessidade de levar este conteúdo para sala de aula é fundamental, uma vez que documentos curriculares apontam para necessidade de trabalhar o aluno como comunidade ou formar o mesmo para uma sociedade e os próprios paradigmas curriculares também esclarecem que a construção do ser humano é possível através da metodologia e construção matemática, lançando-se para o futuro com estas evidências e suas próprias concepções.
As principais grandezas são de fundamental importância para o conhecimento do ser humano e não tem momento mais propício do que tratar este assunto em sala de aula. No entanto, o processo de integração das disciplinas, relacionadas às atividades escolares, com certeza vão acrescentar e atingir novos objetivos com mais ênfase.

b) Resultados observados em sala de aula
Ao trabalhar com este tipo de atividade, pude observar a reação de alguns em contato com um novo método de ensino e aprendizado e até os próprios pais já me questionaram: o que o senhor está fazendo que meu filho está tão interessado já que nunca teve tanta afinidade com matemática? Neste momento, tive o imenso prazer de dizer que este tipo de atividade tem como objetivo motivar o aluno e proporcionar-lhes uma forma de relacionar os conteúdos matemáticos com seu dia-dia e a partir daí compreender melhor os conteúdos facilitando sua compreensão.
Diante disso, o aluno acaba levando estes novos conceitos para suas casas e comentam com seus pais, irmãos e, no entanto acaba envolvendo seus familiares neste contexto. Porém, a construção do conhecimento matemático se dá as inúmeras situações-problemas que nós nos deparamos com o nosso cotidiano, assim requer como objetivo principal a compreensão dos fenômenos e previsão de seus resultados.