sábado, agosto 29, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 10 do TP3 por Ottoniel Carlos Tomaz (cursista)

Ottoniel Carlos Tomaz, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que o professor concretizou:

Síntese da unidade

Baseado nos estudos de Euclides e Arquimedes, o texto traz alguns conceitos fundamentais, relacionados aos poliedros regulares e semi-regulares.
O conteúdo apresenta alguns aspectos em que várias situações-problemas são propostas, para discussão em sala de aula ou em qualquer situação em que os sólidos geométricos são utilizados como molde para futuras estruturas a serem confeccionadas como: pontes, viadutos, estradas, edifícios entre outros.
No entanto, dentro do contexto educacional, utilizamos estes planos para estudarmos suas medidas ou até mesmo reconhecer estes elementos pertencentes à geometria plana e aplicar seus conceitos básicos.
Diante disso, material impresso nos traz um exemplo de semelhança e preenchimento dos espaços de um poliedro regular, e que ao abordar este conteúdo nós mostra quanto é bastante amplo os estudos nesta área. Dentro da indústria, depósitos, o exemplo das abelhas na natureza entre outros que se apropria destes meios para se adaptar dentro do seu contexto.
Assim sendo, devo dizer que este tipo de atividade é muito interessante para uma transposição didática, mas que necessita um espaço de tempo maior do que as atividades regulares dos planos de unidade adotados pelas escolas e algumas adaptações também seriam necessárias nos planos de ensino para que toda a turma ao ingressarem no ensino fundamental, já comece a trabalhar esta atividade.Porém, é possível implantar este método de ensino uma vez que se organize um plano bem elaborado abrangendo todos os níveis de ensino, até porque já apliquei várias atividades neste sentido e obtive muito sucesso.