sábado, agosto 29, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 10 do TP3 por Aloísio José Battisti (cursista)

Aloísio José Battisti, professor de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é um dos cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ele precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 10 do TP3. A seguir, está o que o professor concretizou:

a) Síntese da unidade

A unidade centra a problemática do preenchimento do plano e espacial. A situação inicial seria de como construir a maquete de uma piscina baseando-se unicamente na idéia de semelhança entre as formas, e trabalhar a partir disso, o revestimento com azulejos de formas diferentes para calcular o custo, e comparar valores de acordo com a escolha do material. Por exemplo, se fosse o revestimento estético, de quanto seria o acréscimo do custo final. O estudo teórico da geometria das formas, também incluía ângulos e triângulos; os poliedros de Platão e mosaicos.
A atividade proposta priorizou o estudo da construção do tetraedo, para introduzir a idéia de área, superfície e volume.

b) Resultados observados em sala de aula

A participação dos alunos se limitou na manipulação de material concreto. Teoricamente não houve avanços. As maiores dificuldades encontradas foram a da planificação de formas espaciais.
A importância da atividade para a aprendizagem foi a de relacionar figuras semelhantes.

Observação de fatos ocorridos na aula: Como é a última atividade da turma, e estamos no final do semestre, a turma está muito dispersa e não tem motivação para o estudo de novos conteúdos.
c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Apresentação: A transposição didática da atividade 12, unidade 10, p.98, aplicada na turma de 8a série do EJA.
Projeto: Planificação volumétrica.

Objetivo: Introduzir noções de áreas, e volumes, através do cálculo de superfície de um sólido.

Duração:
1a aula: situação-problema:
2a aula: atividade proposta em sala de aula

Estratégias: aula dialogada, uso de quadro e giz, e xérox de texto.
Conteúdo: ( Atividade 12. p.98 da Apostila TP3)

1a Aula:
Apresentação da situação-problema: Estudo da relação das medidas de uma quadra de esporte e da construção de uma maquete.
Construção um tetraedro regular, a partir da planificação do mesmo sólido.

2a Aula:
Estudo da área de superfície irregular, e utilização da modelagem em unidades quadradas para calcular.
Calculo das áreas de uma forma quadrada, retangular, e triangular com as fórmulas correspondentes.