quinta-feira, abril 14, 2011

Relatório de aplicação de atividades do Pró-Letramento: alfabetização e linguagem por Jair J pereira

Este relato apresenta atividades aplicadas pela professora Angela Maria Ottoni, na Escola Guilherme Wiethorn Filho, para uma turma de 1º ano do ensino fundamental. Essas atividades integram o livro Pró-Letramento: alfabetização e linguagem, o anexo 2 do fascículo 2. Na verdade, trata-se de um instrumento de avaliação diagnóstica elaborado para classes de alfabetização.

A primeira atividade aplicada foi a de número 7 da página 38 do livro, num primeiro momento: entreguei a atividade aos alunos, pedi a eles que observassem o que havia na folha, em seguida, perguntei se alguém gostaria de dizer o que estava escrito, foi uma gritaria, então pedi a eles que se acalmassem, pois todos poderiam dizer que descobertas haviam feito, porém deveriam aguardar o momento e a vez de falar, assim, eles procederam e nossa atividade pode ser executada.

Alguns alunos sem intervenção direta (neste momento) disseram de maneira correta o que estava escrito, outros foram apenas fazendo tentativas do que estava realmente escrito. Depois da leitura de todos os alunos, li todas as palavras explicando que as mesmas se repetiam nas quatro colunas.

Para alguns alunos esta informação tornou a atividade fácil e rápida, mas para outros foi bastante confuso, pois as palavras se repetiam, havia também os diferentes tipos de letras em uma mesma palavra, o que provocou muitas dúvidas nos alunos.

A segunda atividade aplicada foi a de número 19 da página 41; entreguei a atividade aos alunos e pedi a eles que escrevessem seis palavras que eles quisessem, podia ser qualquer uma, desde que não copiassem uns dos outros, as descobertas foram inúmeras, desde o aluno que já apresenta alguma hipótese da escrita, ao que se utiliza do recurso da cópia do que há escrito em sala.

Esta atividade foi bastante interessante, pois foi possível perceber como os alunos entendem e percebem a escrita. Também mostrou a relação dos mesmos com as palavras e a “coragem” de muitos ao escrever das mais variadas formas, nomes de familiares, de animais e ainda a esperteza de outros ao copiar o enunciado da atividade. Quero destacar que tudo foi possível graças a aproximação que tenho com os alunos e a liberdade que eles têm para se expressar da maneira mais particular de cada um.

A terceira atividade aplicada foi a de número 24 da página 42. Nesta atividade, a atenção dos alunos foi melhor, talvez por não haver tantas palavras misturadas, há também o fato de ter figuras, o que geralmente chama mais a atenção dos alunos, neste momento, não sei especificar ao certo o que houve, mas eles logo perceberam que a palavra era sempre a primeira.

De maneira geral, por trabalhar com esta turma desde o início do ano letivo, o resultado foi surpreendente e, neste momento, satisfatório. Pude perceber que os alunos se esforçam para fazer as atividades que são propostas, mas claro, ainda há alunos que não conseguem diferenciar uma vogal da outra e que por isso tiveram bastante dificuldade em executar as atividades sugeridas.

É necessário desafiá-los para que todos possam atingir os objetivos da alfabetização sempre envolvidos em práticas de letramento, oportunizando a todos suas vivências diárias em momentos de aprendizagens na escola, pois existem conhecimentos que não devem ser descartados em função de um sistema altamente viciado e que muitas vezes despreza outros saberes em nome do “um” único conhecimento.

ANEXOS