quinta-feira, abril 14, 2011

Pró Letramento - Matemática - TI 7, 8 e 9 do fascículo 2 por Paulo João Coelho

Três das doze tarefas individuais (TI) do fascículo “Operações com números naturais” do curso pró-letramento em matemática, oferece sugestões para a introdução das operações, multiplicação e divisão, por meio da reta numérica (para melhor acompanhar, veja as TIs no endereço – http://www.megaupload.com/?d=J89Y1BDD).
O professor Paulo João Coelho elaborou e aplicou essas tarefas como relatado, pelo mesmo, a seguir.
TI7
“O professor apresentou 9 cartões numerados de 1 a 9 para a turma, após dividiu a turma em duas equipes A e B. Explicou para cada equipe que fariam uma brincadeira na qual seria utilizada a reta numérica. Onde o primeiro sorteio correspondia ao número de pulos dado na reta numérica e o segundo o comprimento do pulo.


A equipe vencedora foi a equipe A, pois partindo do zero chegou ao 16, um número maior do que 15 conquistado pela equipe B.
A atividade requer dos alunos atenção e concentração, pois através desta atividade o professor está introduzindo a noção de multiplicação e o aluno vai construindo esse conceito brincando.”
TI8
“A turma foi dividida em grupos de quatro alunos. O professor distribuiu para cada grupo uma folha com várias retas numéricas. Cada grupo escolheu um aluno para sortear os cartões. O primeiro sorteio corresponderá ao comprimento do pulo. Na ordem do professor cada aluno de uma equipe sorteou um cartão e aplicou na reta numérica. O aluno da primeira equipe sorteou o número 3 (quantidade de pulos) e o segundo número foi 4 (tamanho do pulo).

Cada aluno teve sua vez de sortear um número e aplicar na reta numérica. O professor orientou cada equipe para que os mesmos percebessem o que dizem as flechas. Alguns alunos apresentaram dificuldades no início, após várias atividades realizadas e com o auxílio do colega todos compreenderam a atividade”
TI9
“O professor utilizou as mesmas equipes, já formadas na atividade anterior. Cada equipe escolheu um aluno e o mesmo sorteou uma ficha onde apareceu um número de 1 a 9; após cada aluno mostrou o número sorteado para as outras equipes e para o professor.
Em sequência, o professor deixou em cada equipe uma folha com várias retas numéricas. O professor observando o número sorteado deu para cada equipe um múltiplo desse número sorteado para ser colocado na reta numérica. Os alunos de cada equipe colocaram o número falado pelo professor na reta numérica e representaram os movimentos do pulo em sentido contrário.Exemplo: uma das equipes sorteou o número 6, o professor falou o múltiplo desse número, 18. Os alunos da equipe observavam na reta numérica e do número 18 pularam de 6 em 6 até chegarem ao zero.


Parabéns professor Paulo pela sua iniciativa, dedicação e competência.