quinta-feira, abril 14, 2011

Pró Letramento - Matemática - TI 7, 8 e 9 do fascículo 2 por Luciana Klöppel Vieira

Três das doze tarefas individuais (TI) do fascículo “Operações com números naturais” do curso pró-letramento em matemática, oferece sugestões para a introdução das operações, multiplicação e divisão, por meio da reta numérica (para melhor acompanhar, veja as TIs no endereço – http://www.megaupload.com/?d=J89Y1BDD).
A professora Luciana Klöppel Vieira, elaborou e aplicou com seus alunos do 1° ano essas tarefas como relatado, pela mesma, a seguir.
TI7
“Foi realizado uma reta numérica de 0 a 30. A classe foi dividida em duas equipes. Estabeleceu-se que a brincadeira seria o pulo do coelho a procura dos ovos. Então, selecionamos 3 crianças, uma da equipe A, outra da equipe B e outra para ficar responsável em jogar o dado. Foi combinado que cada membro da equipe teria que jogar duas vezes o dado, uma para estabelecer o comprimento do pulo e outra o número de pulos. A equipe que fizesse maior pontuação seria a vencedora nesta atividade.
Primeiramente contamos os números na reta numérica, depois quando iniciou o jogo fizemos a contagem dos pulos de cada aluno e o comprimento. A equipe vencedora foi a B. Ao final do jogo fizemos também o somatório dos pontos das duas equipes para confirmar.
Nesta atividade também aproveitamos para trabalhar noções de grandeza.”
TI8
“A atividade continua, mas com uma diferença: agora os alunos da equipe jogavam o dado apenas para descobrir o comprimento do pulo e eu ficava responsável em dar um número múltiplo desse comprimento, ou seja, os alunos sorteavam o 2 como comprimento do pulo e eu apresentava o 10. Partindo do número 10, os alunos pulavam de 2 em 2 até chegar no zero, retornando na reta. Com isso, eles observavam que era preciso dar 5 pulos. Outro aluno sorteou o número 3 e eu apontei o 9, então o aluno deu 3 pulos para retornar ao zero.
Assim, também fizemos a contagem. Primeiro 2+2+2+2+2=10 (2x5) e depois 3+3+3=9 (3x3).”
TI9
“Esta atividade foi desenvolvida no quadro, onde foi desenhada uma reta numérica de 0 a 30. Escolheu-se novamente um aluno para a equipe A, outro para a equipe B e outro para jogar o dado.
O aluno responsável jogou o dado para a equipe A e obteve o número 6, então o comprimento do pulo foi 6. O número múltiplo que estabeleci foi 18, isto quer dizer que o aluno deu 3 pulos partindo do 18 até o zero. E o aluno da equipe B obteve o número 1, assim o comprimento do pulo foi 1. O número múltiplo estabelecido foi 10, então o aluno deu 10 pulos partindo do número 10 até o zero.
Ao término da atividade analisamos a distância percorrida pelas equipes e o número de pulos. Decidimos que a equipe vencedora seria quem desse o maior número de pulos na reta.”
Parabéns professora Luciana pela sua iniciativa, dedicação e competência.
Abaixo, algumas fotos da aplicação da atividade com os alunos: