quinta-feira, abril 14, 2011

Pró-Letramento alfabetização e Linguagem - SEQUÊNCIA DIDÁTICA - por Jair J Pereira

A seguir apresentamos a sequência didática desenvolvida pelas professoras Nathalie Catarina Schaden e Sueli Zamora Sonoki, cursistas do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem, na rede municipal de ensino de Palhoça.

Tema: Água: preservar para não faltar!

O tema proposto se refere a uma preocupação global dos dias atuais, cerca de 70% da Terra é constituída por água. Com um número tão alto seria exagero dizer que ela pode acabar? O ciclo da água garante aos seres humanos um abastecimento natural, porém o crescimento da população e o mau uso desse recurso têm intensificado reflexões e ações para conscientizar a sociedade.

O Dia Mundial da Água é uma boa oportunidade para estimular em nossos alunos e seus familiares uma reflexão sobre o uso consciente da água, o combate ao desperdício e à poluição.

Acreditamos que discussões que abordam o meio ambiente são indispensáveis para os alunos das series iniciais. É necessário estimular e sensibilizar as crianças, pois aprender, conhecer e participar é gerar novos saberes e assim levá-los para fora da escola.

Turma: 3º Ano do Ensino Fundamental

Objetivo Geral Proporcionar um momento de interação com as crianças com a temática proposta, instigando e explorando a conscientização da preservação do meio ambiente e a importância dele para a vida dos seres humanos, abordando como foco o dia 22 de março, dia mundial da água, enfatizando o seu uso racional para evitar o desperdício e a poluição da mesma.

Objetivos Específicos · Fazer a leitura do texto e sua interpretação; · Apresentar os recursos naturais de água e como devemos utilizá-los; · Produzir um mural das boas maneiras de preservar a água; · Elaborar atividades em todas as disciplinas relacionadas com o Dia Mundial da água.

Metodologia Os conteúdos serão trabalhados conforme o tema abordado na disciplina de português. Será desenvolvido a partir de um texto, abrindo uma discussão sobre o que é uma lenda e se realmente o que relata no texto pode vir a acontecer se o ser humano não usar corretamente esse recurso natura.

Tempo Estimado: 10 aulas

Material Necessário: texto “lenda das águas”, tesoura, cola, folha branca e papel pardo.

Desenvolvimento: 1ª Etapa: apresentar o tema e desenvolver atividades. 2ª Etapa: ler com os alunos o texto proposto e discutir sobre o mesmo. 3ª Etapa: propor a interpretação do texto para melhor divulgação do tema. 4ª Etapa: criar um painel das boas maneiras de utilização da água. 5ª Etapa: Apresentar com as crianças um teatro de fantoches. 6ª Etapa: relacionar as atividades anteriores com o Dia Mundial da Água, ressaltando a importância da preservação.

Avaliação Será feita através da participação, interesse e desempenho nas atividades propostas durante o desenvolvimento da temática.

Bibliografia

Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 6, número 62, março de 2008.

Santos, Robson A. Conto: Lenda das Águas. In: Revista Guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua, ano 06, número 62, março de 2008.

Anexo I

Texto: Lenda das Águas de Robson A. Santos

Dizem que quando a Terra nasceu, os céus choraram de alegria. Desse choro, surgiram os rios, os mares, os oceanos e os lagos. As águas corriam tranqüilas para todos os lados, irrigando o solo e ajudando várias espécies de plantas a nascerem, ate que os homens começaram a jogar tudo o que não queriam nas águas, pois pensavam que elas levariam o lixo para longe e o local ficaria sempre limpo.

Não demorou para que os rios e mares ficassem cheios de sujeira, o que deixou o Rei das Águas muito irritado. Ele resolveu, então, pedir ajuda ao Rei Sol para que todas as águas pudessem fazer uma viagem para o céu, abandonando a Terra. Só assim os homens aprenderiam a lição.

Então, o Sol apareceu forte por dias seguidos, e as águas começaram a subir aos céus em forma de vapor, formando muitas nuvens, ate que os rios e lagos ficaram vazios. Os homens acordaram e não escutaram o som das águas. Tentaram tomar banho, mas não havia água. As plantas começaram a murchar, os animais a morrer. Alguns homens ficaram doentes de tanta sede.

Foi aí que começaram a perceber que, no fundo dos rios secos, havia um monte de lixo. Olharam para o que haviam feito e se desesperaram. O que fariam sem água? Cientistas se reuniram para pesquisar algo que substituísse a água, mas descobriram que nada poderia ser feito. Reuniram a população e deram a triste noticia de que sem água eles não sobreviveriam por muito tempo.

O desespero tomou conta de todos, que começaram a discutir, culpando uns aos outros. Enquanto os homens brigavam, uma criança caminhou no meio deles e se dirigiu para a beira do leito de um rio seco. Ali se ajoelhou e começou a conversar com a natureza: “ Eu sei que nós não respeitamos você mas nos perdoe, nos dê mais uma chance e tudo será diferente.”

Quando o Rei das Águas viu aquilo, sua raiva acabou. Ordenou que todas as águas voltassem a molhar o planeta, mas devagar para não haver dilúvio. Gotas de chuva começaram a cair dos céus e encher os rios, mares, lagos e oceanos. Os homens pararam de brigar e entenderam que as lagrimas de uma criança lavaram a culpa deles, e a partir daquele dia passaram a respeitar as águas e todos os seres vivos da Terra. Desde então, as águas começaram a ir em forma de vapor e a voltar em forma de chuva, lavando o planeta, em respeito à pureza daquela criança.

Anexo II

Teatro de Fantoches: Confeccionar os personagens e encenar a história. Material necessário: papel-cartão, cola, tesoura, palito de churrasco e fita. História encenada Personagem 1 – Gotinha de água: Bom dia, eu sou a água e convidei alguns amigos para conversar com vocês. Personagem 2 – Torneira: Olá, eu sou a torneira e vim aqui hoje para pedir a ajuda de todos. Personagem 3 – Chuveiro: Eu sou o chuveiro e também preciso de ajuda. Personagem 4 – Mangueira: Eu sou a mangueira e preciso muito mais de ajuda Personagem 5 – Gotinha de água: Então pessoal vocês sabiam que apenas 1% da água do planeta é de consumo? Sabiam também que se não usarmos com consciência ela pode acabar? Personagem 6 – Gotinha de água: Então vamos ajudar os nossos amigos, usando a água corretamente sem desperdiçar. Personagem 7 – Gotinha de água: quando usar a torneira, feche corretamente para não ficar pingando, tome banho mais rápido r não utilize a mangueira para lavar calçadas e casas, pois assim muita água limpa é desperdiçada. Personagem 8 – Gotinha de água: Espero que todos vocês ajudem meus amigos e preservem a água, pois ela é essencial para a vida dos seres humanos. Foto: fantoches utilizados na apresentação (personagens: torneira, chuveiro, mangueira e as gotinhas de água).