quinta-feira, abril 14, 2011

Pró Letramento - Matemática - TI 7, 8 e 9 do fascículo 2 por Marlene Maria da Silva

Três das doze tarefas individuais (TI) do fascículo “Operações com números naturais” do curso pró-letramento em matemática, oferece sugestões para a introdução das operações, multiplicação e divisão, por meio da reta numérica (para melhor acompanhar, veja as TIs no endereço – http://www.megaupload.com/?d=J89Y1BDD).
A professora Marlene Maria da Silva elaborou e aplicou com seus alunos essas tarefas como relatado, pela mesma, a seguir.
TI7 – O salto da Ema
“Foi utilizado para essa atividade uma reta e dois dados para cada uma das equipes, A e B. Foi muito válido, pois os alunos executaram e demonstraram bastante interesse e curiosidade. Houve também questionamentos bem interessantes em relação ao comprimento e aos pulos. Ao final da atividade todos sentaram para avaliá-la e foi quando chegaram a conclusão de que estavam brincando de multiplicar os números (pulos). O resto da atividade ficou para a próxima aula e foi muito bom, pois criou uma expectativa e curiosidade para saber o que ainda estava faltando.”
TI8
“Foi utilizado o mesmo material da aula anterior e após ter feito as retas no chão deu-se início a 2ª parte da atividade. Também foi um sucesso. Eles perceberam de imediato que a atividade começou do fim para o início (ordem decrescente).
Assim que terminou a atividade todos sentaram para avaliação e eu perguntei: Quem sabe o que faltou para terminar a aula passada? O que trabalhamos hoje? Por qual número começou? Que ordem numérica foi utilizada na atividade?
Diferentes respostas foram dadas, engraçadas e interessantes, pois falaram entre si e até discutiram o porquê que desta vez começou do fim para o início, isto é, do maior para o menor – os pulos eram dados conforme eram os múltiplos, porque a Ema tinha ido e não tinha voltado.
Depois da discussão entre eles expliquei que meu objetivo foi trabalhar os múltiplos, assim como a multiplicação na aula anterior pela brincadeira. Ressaltei que na aula seguinte daríamos continuidade”
TI9
“Agora a atividade foi feita na sala de aula, utilizando o quadro e seguindo os procedimentos das aulas anteriores. Foi muito interessante, pois os alunos demonstraram interesse e atenção na atividade, bem como as comparações em relação as etapas anteriores.
Nessa terceira aula foi trabalhada a divisão com a intenção de fazê-los se envolver e perceber o objetivo proposto. Na avaliação os alunos mostraram que gostaram por ter sido trabalhado de maneira lúdica (prática) e com materiais concretos. Eu procurei deixar bem claro que foi trabalhada a multiplicação, os múltiplos, a ordem crescente e a divisão.”
Parabéns professora Marlene pela sua iniciativa, dedicação e competência.