quinta-feira, novembro 07, 2013

Matemática - Sequência didática "Relações de ordem entre frações"

Professor: Cleber Helio Garcia
Disciplina: Matemática

Relações de ordem entre frações

(Sequência da Nova Escola adaptada)
Introdução
            Esta atividade visa ajudar os alunos a criarem um bom conceito de ordem entre frações, possibilitando uma maior compreensão do uso de frações em situações do cotidiano. Por exemplo, ferros 3/8, ¼ e 5/16.
 
 
Ano: 6º ano do ensino fundamental.
Conteúdo: Frações.
Tempo estimado: 5 aulas.
Material necessário: Lápis, papel e borracha.
 
 
Objetivos:
    - Ordenar frações.
    - Localizar números fracionários entre inteiros.
    - Intercalar uma fração entre outras duas frações dadas.

Desenvolvimento

As atividades serão feitas em duplas.

1) Os números a seguir se encontram entre 0 (zero) e 3:

2/7; 7/3; 4/5; 9/4; 25/35; 6/7; 9/5; 16/7; 11/5 e 11/9. 

Localize-os na coluna correspondente:

Frações/Intervalos
Entre 0 e 1
Entre 1 e 2
Entre 2 e 3
2/7
 
 
 
7/3
 
 
 
4/5
 
 
 
9/4
 
 
 
25/35
 
 
 
6/7
 
 
 
9/5
 
 
 
16/7
 
 
 
11/5
 
 
 
11/9
 
 
 


2) Entre que números inteiros se localizam as seguintes frações?


43/4, 29/3, 31/7, 85/9, 9/5, 84/12, 125/10

             Socializar as respostas encontradas e os métodos utilizados.
             Discutir sobre os métodos e raciocínios que não deram certo.

3) Encontre, se possível, as frações detalhadas a seguir. Se não for possível, explique o porquê:

a) Uma fração com denominador 4 entre 0 (zero) e 1
b) Uma fração com denominador 5 entre 4 e 5
c) Uma fração com numerador 1 entre 0 e 1
d) Uma fração com numerador 3 entre 1 e 2
e) Uma fração com numerador 2 entre 3 e 4

            Socializar as respostas encontradas e os métodos utilizados.
            Discutir sobre os métodos e raciocínios que não deram certo.
            Questionar a turma se é possível saber quantas frações com um determinado denominador há entre dois números.

4) A seguinte lista de frações está ordenada da menor a maior. Onde você localizaria 1/2? E  5/7?

1/5              3/7           5/4         13/8            15/8             19/7 
            Socializar as respostas encontradas e os métodos utilizados.
            Discutir sobre os métodos e raciocínios que não deram certo.
5) Intercale uma fração entre cada par de números:

a) 3/7, 6/7;
b) 1/2, 4/4
c) 5/12, 6/12;
d) 4/5, 1

            Socializar as respostas encontradas e os métodos utilizados.
            Discutir sobre os métodos e raciocínios que não deram certo.

Avaliação

            A avaliação será com base na participação e nas respostas encontradas.

Fonte principal:
            Nova Escola on line. Sequência didática: Relações de ordem entre frações. Site http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/relacoes-ordem-fracoes-647029.shtml acessado no dia 07/11/13.