Disciplina: Matemática
Relações de ordem entre frações
(Sequência da Nova
Escola adaptada)
Introdução
Esta atividade visa ajudar os
alunos a criarem um bom conceito de ordem entre frações, possibilitando uma
maior compreensão do uso de frações em situações do cotidiano. Por exemplo, ferros
3/8, ¼ e 5/16.
Ano: 6º ano do ensino fundamental.
Conteúdo: Frações.
Tempo estimado: 5 aulas.
Material necessário: Lápis, papel e borracha.
Objetivos:
- Ordenar frações.
- Localizar números fracionários entre inteiros.
- Intercalar uma fração entre outras duas frações dadas.
- Localizar números fracionários entre inteiros.
- Intercalar uma fração entre outras duas frações dadas.
Desenvolvimento
As atividades serão feitas em
duplas.
1) Os números a seguir se encontram entre 0 (zero) e 3:
2/7; 7/3; 4/5; 9/4; 25/35; 6/7; 9/5; 16/7; 11/5 e
11/9.
Localize-os na coluna correspondente:
Frações/Intervalos
|
Entre
0 e 1
|
Entre
1 e 2
|
Entre
2 e 3
|
2/7
|
|||
7/3
|
|||
4/5
|
|||
9/4
|
|||
25/35
|
|||
6/7
|
|||
9/5
|
|||
16/7
|
|||
11/5
|
|||
11/9
|
2) Entre que números inteiros se localizam as seguintes frações?
43/4,
29/3, 31/7, 85/9, 9/5, 84/12, 125/10
3) Encontre, se possível, as frações detalhadas a seguir. Se
não for possível, explique o porquê:
a) Uma fração com denominador 4 entre 0 (zero) e 1
b) Uma fração com denominador 5 entre 4 e 5c) Uma fração com numerador 1 entre 0 e 1
d) Uma fração com numerador 3 entre 1 e 2
e) Uma fração com numerador 2 entre 3 e 4
Socializar as
respostas encontradas e os métodos utilizados.
Discutir sobre os métodos e
raciocínios que não deram certo.Questionar a turma se é possível saber quantas frações com um determinado denominador há entre dois números.
4) A seguinte lista de frações está ordenada da menor a maior.
Onde você localizaria 1/2? E 5/7?
1/5 3/7 5/4 13/8 15/8 19/7
Socializar as respostas encontradas e os métodos
utilizados.
Discutir sobre os métodos e
raciocínios que não deram certo.
5) Intercale uma fração entre cada par de números:
a) 3/7, 6/7;
b) 1/2, 4/4c) 5/12, 6/12;
d) 4/5, 1
Socializar as respostas encontradas e os métodos utilizados.
Discutir sobre os métodos e raciocínios que não deram certo.
Avaliação
A avaliação será com base na participação e nas respostas
encontradas.
Fonte
principal:
Nova Escola on line.
Sequência didática: Relações
de ordem entre frações. Site http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/relacoes-ordem-fracoes-647029.shtml
acessado no dia 07/11/13.