quinta-feira, novembro 07, 2013

Matemática - Sequência didática "As frações e o Tangran"

Professora: Maria Regina Nunes Lamim
Disciplina: Matemática

Tema: As frações e o Tangram
Turma: 6° ano

Justificativa
              Esta sequência de atividades apresenta uma proposta metodológica para o estudo das Frações utilizando o Tangram. Entendendo a dificuldade do ensino-aprendizagem deste tema, essa atividade objetiva propor uma nova maneira de ensinar e aprender o conceito de Frações através do jogo Tangram.
            O Tangram é um antigo jogo chinês formando um quebra-cabeça, as formas geométricas que a compõem dão ao professor muitas possibilidades de ensino e aprendizagem na área da matemática, como geometria plana, área e perímetro, composição e decomposição de figuras geométricas, medidas, frações, etc. É referente esta última citada – frações – que descreverei estas atividades.
O ensino da fração deve enfatizar a compreensão do número fracionário como um código que permite representar quantidades menores que a unidade e possibilita entender medidas, as razões, as porcentagens e o sistema monetário. Para iniciar o estudo das frações é fundamental que os alunos utilizem materiais concretos, desenhos ou figuras, aproveitando as situações próximas de seu cotidiano. Daí a ideia de utilizar o Tangram para construir o entendimento sobre frações, pois será a partir da observação e percepção de suas peças que este conceito será criado.

 Conteúdos:       
        - Conceito de Fração e sua ideia como “parte de um todo”;
         - Termos de uma fração e os seus significados;
         - Leitura de uma fração.
         - Frações equivalentes.
         - Figuras Geométricas (triângulo e quadrilátero).

 Objetivos
- Conhecer a história, o objetivo, as regras e a dinâmica do jogo Tangram;
- Conhecer e se familiarizar com as figuras geométricas que representam cada peça do Tangram;
- Nomear cada peça do Tangram e saber identificá-las;
- Construir um Tangram por meio de dobraduras a partir de um quadrado.
- Formar figuras usando peças do Tangram.
- Conhecer a forma fracionária,
- Reconhecer os termos de uma fração e ler corretamente uma fração;
- Apresentar o conceito de fração, na visão “parte de um todo” através do Tangram;
- Associar um número racional, sob a forma fracionária a determinada parte de uma figura ou de uma coleção de objetos (Tangram), para exprimir a relação entre essa parte e o todo e resolver situações-problemas com o Tangram;
- Conceituar, identificar e reconhecer frações equivalentes pela observação de peças do Tangram.
 
 
Tempo Estimado: +/- 05 aulas.
Desenvolvimento:
 1) Neste primeiro momento os alunos serão levados a conhecer a história do Tangram através de um texto dado.
  2) Neste momento deve-se apresentar e trabalhar cada peça do Tangram, perguntando antes de dizer, se eles conhecem cada figura e a nomenclatura delas.Nesta etapa os alunos deverão construir um Tangram a partir de um quadrado dado,utilizando dobraduras (Origami). Com as peças obtidas e após recortá-las os alunos deverão montar algumas figuras e registrar o contorno das mesmas.

3)Estando inteirados com o Tangram, suas peças, sua construção e com as possibilidades de figuras que podem ser formadas o aluno estará preparado para aprender o conceito de fração utilizando o Tangram.

Para isto iremos fazer uma atividade onde o aluno terá que construir novamente o quadrado maior, com todas as peças do Tangram, marcando a posição das peças utilizadas nesta construção. Depois disso o aluno terá que contornar o perímetro do quadrado maior formado com todas as peças, com o intuito de fixarmos o “todo” que iremos considerar. Será seguida a seguinte sequência de atividades:
a)Determinar que fração do quadrado representa cada triângulo (grande,médio e pequeno).
b)Escrever a fração correspondente em cada peça do Tangram.
c)Pintar 1/2 e 1/4  do Tangram de duas formas diferentes.
d)Verificar quantas peças de 1/4 são necessárias para formar 1/2.
e)Responder a pergunta: Podemos dizer que 2/4 é o mesmo que 1/2?
f)Verificar quantas peças de 1/8 são necessárias para formar 1/4.
g)Responder a pergunta: Podemos dizer que 2/8 é o mesmo que 1/4?
h)Verificar quantas peças de 1/16 são necessárias para formar 1/2.
i)Responder a pergunta: Podemos dizer que 8/16 é o mesmo que 1/2?
j)Complete esta operação 1/2 = ?/4 = ?/8 = ?/16

4) Após as atividades anteriores, que servem como uma introdução ao estudo das frações, o aluno deverá ter adquirido fundamentos para compreender e aperfeiçoar os demais conteúdos referentes a frações: partes de um todo,equivalência,operações,resolução de problemas,etc. Desta forma, a partir desta sequência o conteúdo será desenvolvido de acordo com o planejamento anual.

Avaliação

 Sabendo que a avaliação deve ser vista como uma das partes do processo de ensino e aprendizagem, os alunos serão avaliados quanto à aquisição de conceitos, domínio de procedimentos, desenvolvimento de atitudes, seleção e dimensionamento dos conteúdos e práticas pedagógicas.
Os alunos deverão entregar as atividades propostas em cada aula. A avaliação será feita em cima da resposta individual de cada aluno somada a participação em sala de aula.