Professora de Matemática
Adição de
Frações Com Denominadores Diferentes
A idéia é trabalhar adição de frações com
diferentes denominadores utilizando um recurso visual para entendimento do
processo. Pretendo facilitar a
aprendizagem e a memorização. O recurso é utilizar um quadrado de papel e
dividi-lo de acordo com as frações que serão somadas
Conteúdos
– Conceito de frações, Frações equivalentes, Divisão
de números naturais, Adição de frações, Adição e Multiplicação de números
inteiros.
Objetivos:
- Somar
frações com diferentes denominadores;- Executar corretamente adição de números racionais fracionários.
Tempo Estimado:
04 aulas de 45 minutos
Material Necessário: Folha A4, régua, lápis e borracha;
Desenvolvimento:
1 ª aula: Apresentação do problema:
Somar duas frações com denominadores diferentes.
Exemplo: 3/5 + 2/7 =
Pedir
idéias aos alunos, e a partir delas incentivá-los a buscar a solução através da
representação geométrica.
Atividade 1. Trabalhar na folha A4, dois quadrados
iguais com 10cm de lado cada um. Em representar, em cada um, uma das frações
que queremos somar. Da seguinte forma: Um com colunas verticais e e outro com
colunas horizontais.
Atividade 2. Redividir agora os quadrados,
repetindo em cada um a divisão feita no outro, ou seja, o que está dividido em
cinco pedaços verticais dividir em sete horizontais., e vice-versa com o outro.
Atividade 3. Reescrever as frações que surgiram nos
quadrados e apresentar o resultado da soma
2ª aula: Segunda
aula: Discutir sobre o fato de se a divisão não for feita em partes iguais
teremos ou não problemas com a resposta final.
Atividade
1: Apresentar novo problema e pedir que os alunos tente resolvê-lo sem ajuda da
professora.
Calcular 2/3 + 3/4
Aguardar
os resultados e discuti-los, esclarecendo dúvidas e pedir a um aluno que
apresente a solução encontrada.
Pedir
aos alunos que resolvam outras adições: 1/3 + 6/7 ; 5/4 + 1/7 ; 2/5 + 1/4
3ª aula: Nesta
aula vamos trabalhar com denominadores múltiplos um do outro, verificando as
possibilidades de realizar a adição utilizando o mesmo recurso.
Atividade
1: Calcular
1/2 + 3/4
Neste
momento, a discussão será dirigida, tendo como meta uma outra maneira realizar
a soma, observando a equivalência dos resultados.
Calcular: 2/9 + 1/3 ; 7/10 + 4/5 ; 9/10 + 7/20
4ª aula: Nesta
aula será feita a correção dos exercícios, discussão dos erros esclarecimento
de dúvidas avaliando assim a sequência didática e a aprendizagem dos alunos.
Avaliação:
Será feita a avaliação através observação e dos exercícios.