quinta-feira, novembro 07, 2013

Matemática - Sequência didática "Adição de frações com denominadores diferentes"

Mariza Campos Gavilan
Professora de Matemática

Adição de Frações Com Denominadores Diferentes

A idéia é trabalhar adição de frações com diferentes denominadores utilizando um recurso visual para entendimento do processo.  Pretendo facilitar a aprendizagem e a memorização. O recurso é utilizar um quadrado de papel e dividi-lo de acordo com as frações que serão somadas

ConteúdosConceito de frações, Frações equivalentes, Divisão de números naturais, Adição de frações, Adição e Multiplicação de números inteiros.

Objetivos:
- Somar frações com diferentes denominadores;
- Executar corretamente adição de números racionais fracionários.

 Tempo Estimado: 04 aulas de 45 minutos

 Material Necessário: Folha A4, régua, lápis e borracha;

 Desenvolvimento:

1 ª aula:  Apresentação do problema:

Somar duas frações com denominadores diferentes.

Exemplo: 3/5 + 2/7 =
 
Pedir idéias aos alunos, e a partir delas incentivá-los a buscar a solução através da representação geométrica.

Atividade 1. Trabalhar na folha A4, dois quadrados iguais com 10cm de lado cada um. Em representar, em cada um, uma das frações que queremos somar. Da seguinte forma: Um com colunas verticais e e outro com colunas horizontais.


 
Atividade 2. Redividir agora os quadrados, repetindo em cada um a divisão feita no outro, ou seja, o que está dividido em cinco pedaços verticais dividir em sete horizontais., e vice-versa com o outro.


Atividade 3. Reescrever as frações que surgiram nos quadrados e apresentar o resultado da soma

2ª aula: Segunda aula: Discutir sobre o fato de se a divisão não for feita em partes iguais teremos ou não problemas com a resposta final.

Atividade 1: Apresentar novo problema e pedir que os alunos tente resolvê-lo sem ajuda da professora. 

Calcular  2/3 + 3/4 

Aguardar os resultados e discuti-los, esclarecendo dúvidas e pedir a um aluno que apresente a solução encontrada.

Pedir aos alunos que resolvam outras adições: 1/3 + 6/7 ; 5/4 + 1/7 ; 2/5 + 1/4

3ª aula: Nesta aula vamos trabalhar com denominadores múltiplos um do outro, verificando as possibilidades de realizar a adição utilizando o mesmo recurso.

Atividade 1: Calcular 1/2 + 3/4  

Neste momento, a discussão será dirigida, tendo como meta uma outra maneira realizar a soma, observando a equivalência dos resultados.

 Atividade 2:

Calcular: 2/9 + 1/3 ; 7/10 + 4/5 ; 9/10 + 7/20 

4ª aula: Nesta aula será feita a correção dos exercícios, discussão dos erros esclarecimento de dúvidas avaliando assim a sequência didática e a aprendizagem dos alunos.

 Avaliação: Será feita a avaliação através observação e dos exercícios.

 Referências Bibliográficas: Revista Cálculo Ano 3 - Número 30 - Julho de 2013.