quarta-feira, junho 01, 2011

SEGUNDO ENCONTRO DE HISTÓRIA PARA PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Na quinta-feira, dia 19/05/2011, foi realizada nas dependências do CAIC – Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente - o curso: Ensino de História nas Séries/Anos Iniciais: Memória e a “Alfabetização” do Olhar Histórico.

A composição do grupo participante foi de caráter multidisciplinar, ou seja, tínhamos professores (as) de várias áreas: informática, educação física, séries iniciais, artes, supervisoras, orientadoras. A maioria do público foi de professoras que atuam nas unidades de ensino contempladas. No total, mais de sessenta profissionais foram contemplados nos dois períodos em que estivemos juntos.

O curso em questão é de 20 horas e, esta etapa representou metade da carga horária. O restante, conforme combinado, será completado em atividades sistematizadas e aplicadas em sala de aula na forma de sequências didáticas. A partir do mês agosto estarei visitando as unidades e assessorando as professoras, bem como registrando minhas impressões e fazendo algumas fotografias.

A sistemática do encontro foi a promoção da troca de experiências, proporcionando a reflexão das práticas pedagógicas voltadas ao ensino de História. Abordamos questões voltadas à valorização dos trabalhos efetuados na rede e registrados pela equipe do Setor de Capacitação, implantado em 2009. Discutimos e construímos juntos os conceitos-chave da disciplina, mostrando que é possível um ensino de História para crianças, por meio de uma práxis[1] bem fundamentada. Práxis esta que proporcionará aos educandos o desenvolvimento da transição da consciência intransitiva para a consciência transitivo-crítica[2]. Trata-se de subsidiar a transição da consciência intransitiva para a transitivo-crítica, objetivo atual do processo de letramento[3].

Com uma linguagem simples interagimos durante todo o encontro, dentro e fora da sala, promovendo além de informação e conhecimento, momentos de descontração. As professoras se mostraram interessadas e receptivas o que possibilitou uma abordagem de trabalho tranquila e dialogada. Quero explicitar aqui meus profundos agradecimentos à direção da unidade escolar junto ao corpo de funcionários, passando pelas profissionais da cozinha, informática, administração e aos participantes em geral.

Quanto à proposta do curso, segue abaixo, o “Plano de Curso” que, além dos conteúdos abordados, contempla os referenciais bibliográficos completos.
Enfim, mais uma vez, meu “muito obrigado” e até agosto!

(Prof. Valério – ministrante) 30/05/2011.

[1] Faz-se necessário que o educador compreenda que teoria e prática não se separam, ou seja, o vínculo teoria e prática forma um todo. A fundamentação, teoria e prática numa relação de unidade, impõe-se como uma relação que pressupõe diálogo, entre as duas, isto em curtas linhas é a “praxis”. (N.T. do autor)
[2] Consciência intransitiva: caracterizada pela forma quase vegetativa de vida, voltada aos desafios da sobrevivência biológica, destituída de historicidade, de homens “demitidos da vida”, ou “inadmitidos à vida”, em situação de “um quase incompromisso entre o homem e a sua existência”. Consciência transitivo-crítica: se caracteriza pela profundidade na interpretação de problemas e, é resultado de um trabalho formador. (BEISIEGEL, 2010).
[3] Atualmente a definição mais difundida é a apresentada por Magda Soares: "Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita." (N.T. do autor)

“PLANO DE CURSO”

Curso: Ensino de História nas Séries/Anos Iniciais: Memória e a “Alfabetização” do Olhar Histórico.
Ministrante: prof. Esp. Paulo Valério M. da Silva.
Local: CAIC.
Data: 19/05/2011.
Público alvo: Docentes que atuam nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental e demais interessados.
Período: matutino e vespertino.
Carga horária: 20 hrs – 10 hrs presenciais
10 horas de aplicação de sequência didática.
Público participante: 63 participantes ao total.

Introdução e Justificativa:

O desafio do professor é despertar nos seus alunos a necessidade das buscas e descobertas, a curiosidade. É preciso ter como norte da prática docente o “ensino educativo”, ou seja, “um ensino que se realiza por atividades significativas, em um diálogo produtivo entre pensamento e ação, despertando, provocando, a autonomia do ser e do fazer”[1]

Trata-se de conceber o ensino de história, também, como contribuição no processo de alfabetização e letramento dos alunos. No sentido de – dado o caráter interdisciplinar previsto na proposta em questão – efetivar o processo de construção da leitura de mundo, atrelado ao uso social da linguagem e das manifestações dos sujeitos históricos, por meio de atividades que propiciem essa relação interdisciplinar. Tais atividades podem ser viabilizadas via seqüências didáticas.

Estas atividades trabalhadas no cotidiano da sala de aula, de forma interdisciplinar, devem promover a reflexão das diversas identidades e dos diversos grupos aos quais os alunos são parte integrante. Partindo do real, da realidade dos níveis familiar e da escola, por exemplo, é possível expandir para as devidas relações com esferas sociais mais amplas, transcendendo o nível das discussões locais para nacionais ou mundiais.

Muitas questões são pertinentes quando o tema é ensino de História nas séries iniciais: As crianças conseguem operar com os conceitos específicos da disciplina? É possível trabalhar História com alunos de 6 a 10 anos? O professor (a), que não é especialista na área, pode trabalhar com os conhecimentos específicos da disciplina?

A resposta é sim, desde que alguns princípios norteadores sejam levados em conta: “Faz se necessário então o trabalho com a “memória”, em suas múltiplas faces e representações e a (re) alfabetização do olhar, para que os alunos possam se (re) apropriar do conhecimento, não para encontrar novos referenciais, mas para ter um olhar novo sobre eles de forma prazerosa. O ontem dialoga com o hoje de forma comprometida, pontuada de prazer, apontando caminhos novos, em contextos novos, marcados pelo que Bakhtin chama de “grande temporalidade” [2].

Trata-se de educar o aluno desde o início de sua vida escolar para que, no futuro, tenha a possibilidade de refletir a partir de sua própria memória, sua vivência, suas experiências sociais ou mesmo experiências sociais e cotidianas de outras épocas. Faz-se necessário preparar o aluno para perceber “os rastros do passado e que o presente não existe por si só, é resultado, produto de experiências, permanências, rupturas, valores, culturas, ideologias, confrontos, relações interpessoais...”.

Portanto, faz-se necessário o trabalho com os conceitos e metodologias específicas do ensino de História, junto aos docentes que atuam nas séries/anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino do Município de Palhoça.

Objetivo geral: Refletir os conceitos básicos da disciplina História – fato, sujeito, tempo históricos - e (re) pensar as práticas pedagógicas que viabilizam o desenvolvimento desses conceitos.

Objetivos específicos:
1) Refletir e trocar experiências;
2) Discutir os conceitos e as possibilidades de construí-los junto aos educandos;
3) Identificar práticas pedagógicas locais;
4) Valorizar o trabalho dos docentes, por meio de diálogo, acompanhamento e suporte;
5) (Re) pensar o ensino de História;
6) Definir e promover o caráter interdisciplinar de ensino da disciplina;
7) Promover a (re) significação da alfabetização e letramento, por meio do trabalho junto à disciplina de História;
8) Pesquisar a realidade docente local para implantar banco de dados, visando o melhor conhecimento da rede em suas nuances pedagógicas, sociais, estruturais, etc.

Ementa do curso
1) O ensino de História nas Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexão da Teoria e da Prática docente.
2) Os Conceitos Norteadores da Ação Docente em Ensino de História.
3) Ensinar História “(Re)Significando”.
4) Princípios Norteadores das Estratégias de Ensino.
5) O Espaço Escolar: Para Além da Sala de Aula.
6) Questões Teórico-práticas:
6.1 – Identidade e Globalização.
6.2 – Memória e “Lugares de Memória”
6.3 – Tempo e Temporalidade.
6.4 – A (Re) Alfabetização do Olhar Histórico.
6.5 – O Papel da Pesquisa e da Construção de Conceitos.
7) Exemplos de Práticas de Ensino de História na Rede Municipal.
8) Pedagogia e Autonomia Docente/Discente.

Bibliografia:
FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FONSECA, Selva Guimarães. Fazer e Ensinar História. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra: 1996.
FRIGOTTO, GAUDÊNCIO. A Produtividade da escola Improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
MEKSENAS, PAULO. Pesquisa Social e Ação Pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Loyola, 2002.
MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauadx:FAPERJ, 2007.
NÓVOA, ANTÓNIO (Coord.) Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Nova Enciclopédia, 1995.
NÓVOA, ANTÓNIO (Org.) Profissão Professor. 2. ed. Porto: Porto Editora,1995.
PALHOÇA. Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Proposta Curricular de Palhoça: - Educação Infantil e Ensino Fundamental. 2004.
RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em Tempo: história, memória e educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008.
Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores / Brasília. A Secretaria, 2002 – 2ª Ed.Secretaria de Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas Curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

[1] MONTEIRO, Ana Maria et AL. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro, Maudax: FAPERJ, 2007. P. 222.


[2] Idem. P. 220

Anexo (slides) -


http://http://www.megaupload.com/?d=WU2VFO70


http://www.megaupload.com/?d=AA9H8ZO1http://