quarta-feira, maio 25, 2011

Matemática 5ª à 8ª série - 2° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A

Com o objetivo de estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas via OBMEP, foi realizado mais um encontro com os professores de matemática das escolas municipais de Palhoça. Este encontro aconteceu no dia 24/05/11 na EBM Prefeito Reinaldo Weingartner e contou com a presença de 12 professores.

Antes de qualquer trabalho a ser realizado, faz-se necessário uma exposição sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP. Com isso, começamos a tarde conhecendo-a: quem promove, apóia e realiza, premiação, objetivo, entre outros. Destacamos o fato de que o objetivo da olimpíada “estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes” vai ao encontro da Proposta Curricular da rede municipal, bem como ao da matriz de referência que norteia a Prova Brasil e Saeb. Dessa forma, ao aderir a olimpíada, as escolas estarão não só participando de uma atividade chamativa e dinâmica, como também estarão permitindo desenvolver a resolução de problemas.

Para reforçar a diferença positiva que faz ao trazermos a OBMEP para nossas aulas, utilizou-se um depoimento da professora Celita Momm Antunes (em anexo). Essa professora trabalha na rede municipal de Joinville, foi premiada cinco vezes consecutivas e sua escola já premiou 134 alunos desde 2005. Ainda, relembramos um discurso do coordenador de Santa Catarina, professor Lício. Esse discurso (encontro publicado nesse blog no dia 05/04) defende o trabalho com alunos por meio da resolução de problemas e enfatiza a importância da olimpíada não como uma competição, mas como uma oportunidade de "fazer matemática".

Os professores puderam visitar o site da olimpíada (http://www.obmep.org.br/) que oferece inúmeras informações: organização, calendário para 2011, vencedores de outros anos, premiações, programas de iniciação científica, diversos materiais possíveis de serem utilizados em sala de aula, entre outros.


Como condição do programa de formação continuada, os professores participarão ativamente da OBMEP, divulgando-a, incentivando os alunos, fazendo a correção das provas e fornecendo os documentos solicitados pelos organizadores da olimpíada. Além disso, aplicarão uma sequência didática que contemple a resolução de problemas.
Trabalhar com os alunos problemas da OBMEP é também trabalhar problemas da Prova Brasil, ambos desenvolvendo a resolução de problemas. Essa fala foi comprovada ao verificarmos exemplos das provas da OBMEP que desenvolvem descritores dos quatro grandes temas da matemática (Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Tratamento da Informação e Números e Operações/Álgebra e Funções), organizados pela Prova Brasil.
Posteriormente os professores discutiram a organização e aplicação da olimpíada em sua escola. Muitas sugestões surgiram a partir dessa discussão.
Para finalizar, todos os presentes escreveram uma avaliação do encontro. Dentre os pontos positivos colocados, destaco que ficou claro a importância de inscrevermos nossas escolas na OBMEP e de, com isso, trabalharmos a resolução de problemas. Os pontos negativos se referem a fatos administrativos.
Sugestões também foram dadas. Dentre todas citadas temos: um encontro que tenha um espaço para sermos os resolvedores problemas, para socializarmos o que cada escola já vem realizando para tal fim, para discutirmos sobre as dificuldades de aprendizagem de nossos alunos e um curso que trabalhe os aspectos emocionais do professor.

Mais uma vez vocês me surpreenderam... obrigado professores!

Anexos:
1. Depoimento da professora Celita Momm Antunes - http://www.megaupload.com/?d=GC6318SJ
2. Slides do encontro - http://www.megaupload.com/?d=8F193WUC


Fotos