quarta-feira, junho 01, 2011

Relatório do Programa Pró-Letramento: Alfabetização e Linguagem por Jair Joaquim Pereira

Nos dias 19/04/2011 e 03/05/2011, das 18 horas às 22 horas, na Faculdade Municipal de Palhoça, aconteceram o 9º e o 10º encontro do Programa de Formação Continuada: Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem, com os professores da rede municipal de ensino. O tema desses encontros é o domínio do sistema alfabético no que diz respeito às relações fonêmico-grafêmicas, discussão tão importante em se tratando de alfabetização.
Os conteúdos debatidos foram os seguintes: apropriação do sistema da escrita; as diferenças entre a escrita e outras formas gráficas; convenções ortográficas; unidades fonológicas; a natureza alfabética do sistema de escrita; relação fonema/grafema.
No dia 19/04/2011, num primeiro momento, apresentamos aos cursistas o plano de trabalho, destacando que o objetivo desse encontro é o de reconhecer as especificidades do sistema alfabético. Assim, iniciamos a leitura e discussão da unidade II do fascículo 1: apropriação do sistema de escrita. Explicamos aos cursistas, de forma detalhada, cada uma das capacidades importantes para a apropriação do sistema de escrita do português que devem ser trabalhadas em sala de aula. Chamamos a atenção para o fato de que o trabalho sistemático dessas capacidades é fundamental nos momentos iniciais da alfabetização.
Em seguida, apresentamos o slide 5 que retoma a discussão anterior. Consideramos um momento importante a apresentação dos slides, pois mostrou de forma mais objetiva e prática, aos cursistas, as capacidades elencadas na Unidade II do Fascículo 1. Ressaltamos que muitas atividades envolvendo a música, por exemplo, despertam maior interesse na criança, tornando o ambiente alfabetizador mais prazeroso e dinâmico. Os jogos também são fundamentais nesse processo inicial de alfabetização, pois estimulam o raciocínio e a cooperação. Um dos cursistas salientou que estava claro que as crianças precisam de um espaço propício à alfabetização. E esse espaço passa necessariamente pelo planejamento de atividades interessantes que façam com que a criança participe de forma consciente. É notório que os cursistas, por meio das discussões disseminadas a partir do Pró-Letramento, adquiriram um novo olhar em torno da alfabetização. Claro que estamos ainda no início, mas os avanços já são significativos.
Ao final do encontro, os cursistas perceberam a importância do conhecimento profundo acerca das capacidades que embasam o sistema de escrita. Constataram, também, que sem conhecimento teórico a prática alfabetizadora perde seu direcionamento e o processo de ensino-aprendizagem fica prejudicado.
Prosseguindo as atividades, no dia 03/05/2011, solicitamos aos cursistas que retomassem a unidade II do fascículo 1, a fim de sanarmos possíveis dúvidas não esclarecidas, no encontro anterior. Aqui constatamos que os cusistas realmente leram o material solicitado, revelando comprometimento com as atividades do Pró-Letramento.
Posteriormente, os cursistas realizaram a leitura do quadro 2 da página 24, a fim de planejarem atividades, à luz de seu projeto de trabalho. As atividades compreendem as capacidades que embasam o sistema de escrita. Utilizamos, como exemplo, as atividades apresentadas no slide 5. Os cursistas organizaram-se em torno de seu projeto de trabalho e produziram atividades bastante significativas ao sistema de escrita. Esse momento de produção durou cerca de 2 horas.
Após o intervalo, sugerimos que as atividades planejadas circulassem no grupo, para que todos pudessem conhecer e sugerir sobre o que havia sido planejado. Também orientamos os cursistas que aplicassem, junto aos seus alunos, as atividades elaboradas e que, em seguida, relatassem esse processo de aplicação, comentando avanços e discutindo dificuldades. Insistimos que o registro escrito é uma forma adequada de redefinir a prática pedagógica. Sem esse registro, não é possível encaminhar mudanças na prática alfabetizadora. Na sequência, ainda recomendamos aos cursistas que voltassem às atividades planejadas e analisassem com atenção as sugestões do grupo.
Para finalizar esse encontro, reafirmamos aos cursistas que as atividades aplicadas, bem como o relatório de aplicação deveriam ser entregues no encontro seguinte. Solicitamos, também, que organizassem uma breve apresentação, destacando a aplicação das atividades em sala de aula.


A seguir fotos dos encontros: