quarta-feira, junho 15, 2011

Oficinas Pedagógicas de Língua Portuguesa por Jair Pereira

No próximo dia 21/06, das 8 horas às 12 horas, na Faculdade Municipal de Palhoça, acontecerá a segunda oficina pedagógica preparatória para a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa. Participarão desse encontro professores da 4ª série do ensino fundamental de oito anos e os professores de Língua Portuguesa das séries finais. Também devem participar os responsáveis pela Olimpíada da unidade escolar.
A participação nessa formação é etapa integrante das ações que envolvem a Olimpíada Municipal de Língua Portuguesa.
A proposta dessa oficina é ampliar e diversificar o trabalho com gêneros textuais nas escolas da rede municipal de Palhoça.
Ao longo do ano de 2010, pode-se perceber a necessidade latente de se trabalhar, de forma mais consistente, os gêneros textuais em sala de aula. Essa constatação reflete-se visivelmente nas dúvidas que muitos professores demonstram acerca das questões que envolvem a produção de textos.
Acreditamos que por meio de oficinas pedagógicas, o (a) professor (a) do ensino fundamental terá a oportunidade de estudar o conceito de gênero textual e refletir sua prática em sala de aula, por meio de sequências didáticas que permite incluir os professores participantes numa rede de conhecimento.
As formações acontecem na modalidade semipresencial. Para isso, utilizamos material impresso. Além disso, a oficina contará com atividades presenciais e a distância, que serão acompanhadas pelo professor formador.
A oficina prevista para 21/06 está organizada da seguinte forma:
O tema dessa oficina são as diferentes práticas de produção textual em sala de aula e as concepções de ensino da escrita com seus diversos procedimentos metodológicos.
1. Objetivos dessa oficina: identificar as diferentes práticas de produção textual em sala de aula; refletir acerca das concepções de ensino que embasam o ensino da escrita; discutir os diferentes procedimentos metodológicos que organizam o trabalho com a escrita.
2. Conteúdos dessa oficina: práticas de produção textual; concepções de ensino da escrita; procedimentos de metodologia.
3. Atividades dessa oficina: retomada do desafio da oficina anterior, em pequenos grupos. Em seguida os participantes serão convidados a refletir sobre a prática de produção de textos em sala de aula, relembrando experiências significativas. Essas experiências serão relatadas por meio de texto escrito e apresentadas em forma de seminário. Em seguida, em pequenos grupos, discutirão semelhanças e diferenças entre os relatos de experiência. Ainda com o objetivo de repensar a prática de produção textual em sala de aula, cada participante responderá a seguinte questão: hoje, como são as suas práticas de produção textual em sala de aula? Após, iniciaremos algumas reflexões sobre as respostas atribuídas a questão anterior, questionando: há situações em que a escrita tem uso e função social?; há interlocução entre leitor e autor; Você define claramente para seus alunos a situação de comunicação: escrever com uma intenção, para alguém ler, escolhendo o gênero mais adequado para esse objetivo e o local onde vai circular?. Na sequência, faremos a leitura do texto Por dentro da proposta. Para cada lugar, um jeito de falar. Por intermédio desse texto, os participantes poderão refletir acerca da proposta de ensino da língua com foco na teoria de gênero.
4. Materiais necessários: papel, caneta, papel pardo, caderno do professor: Se bem me lembro.
5. Organização: diferentes formas de agrupamentos: individual, pequenos grupos ou coletivo.
6. Tempo de duração: 04 horas
7. Desafio dessa oficina: leitura das páginas 85, 86 e 87 do caderno do professor: Se bem me lembro que trata do trabalho a partir de sequência didática.
Contamos com a participação de todas as escolas da rede municipal.
Seguem fotos da 1ª oficina realizada no mês de março: