quarta-feira, junho 15, 2011

Capacitações em curso: Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem por Jair Pereira

Chegamos aos décimo sexto encontro do Pró-Letramento em Alfabetização e Linguagem. Cerca de 30 professores da rede municipal de ensino participam dessa formação que é realizada em pareceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. Os encontros são semanais e acontecem às terças-feiras, das 18 horas às 22 horas, na Faculdade Municipal de Palhoça - FMP. A carga horária é de 120 horas, distribuída da seguinte forma: 84 horas presenciais e 36 horas a distância.

O Programa Pró-Letramento é uma das ações de formação continuada desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação em 2011. Serão várias as possibilidades de formação para os professores municipais, nas diversas áreas de ensino. Nenhum profissional de ensino receberá menos do que 40 horas de capacitação ao longo de 2011.

O município de Palhoça, hoje, é reconhecido no estado de Santa Catarina pelo investimento que realiza na formação de seus profissionais. Muitos municípios reconhecem o avanço de Palhoça quando se trata de capacitação profissional, pois o Setor de Capacitação criado pela atual gestão permite a organização e a continuidade do trabalho pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A visibilidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação,via Setor de Capacitação, é possível graças a criação desse blog, em 2009, que possibilitou o registro e o arquivo das ações de formação continuada. Esse blog possibilita, além da visibilidade do trabalho, a troca de experiências entre os professores da rede municipal de ensino, a interação do professor com o próprio Setor de Capacitação, o acesso a informações logísticas das capacitações, entre outras informações pertinentes.

Eventos promovidos por outras instituições também podem ser acompanhados pelo blog. Na verdade, o professor tem acesso a informações relevantes acerca de sua área de atuação. Para exemplificar: os professores de matemática da rede municipal descobriram, via blog e capacitação, que os seus alunos podem concorrer ao Programa de Iniciação Científica ao conquistarem menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas públicas.