quarta-feira, abril 06, 2011

Pró Letramento - Matemática - 8º encontro por Karina Z Jacomelli A

Espaço e forma foi o tema trabalhado no 8° encontro do Pró-letramento em Matemática, na FMP no dia 05/04/2011. Com a intenção de provocar a discussão acerca de como abordar sólidos geométricos partindo de figuras planas, foi proposto que jogássemos o “detetive de figuras” (em anexo). Este jogo tem por objetivo fazer o aluno distinguir figuras geométricas planas, explorando e reconhecendo suas características.
Partindo do fato que já se conhece figuras planas, a sugestão dada foi construir sólidos geométricos (em anexo) reconhecendo que estes são formados pela composição dessas figuras planas. Para tanto, o professor pode oferecer planificações diversas e incentivar a percepção de que estas são formadas com a união das figuras planas estudadas o que exercita a visão geométrica tridimensional. Além disso, o professor com essa atividade pode comparar a forma de alguns objetos já conhecidos no cotidiano do aluno com a forma dos sólidos geométricos formados. Vale ressaltar que todo esse trabalho acontece de forma dinâmica uma vez que todos deverão pintar, recortar e colar.
A discussão referente ao tema finalizou com a leitura do texto “A importância do ensino da geometria nas séries iniciais” da página 9 do fascículo 3. Em geral, foi considerado relevante o que o autor coloca sobre a educação geométrica. Esta deveria ser capaz de auxiliar nossos estudantes no entendimento do ambiente que os cerca, aguçando sua percepção para examinar e organizar o próprio espaço que habitam.
Como acontece no fim de cada fascículo, os professores ganharam um espaço para falar suas opiniões, sugestões e para sanar qualquer dúvida que ainda pudessem ter referente as Operações com números naturais.
O encontro terminou com as tarefas individuais referente ao fascículo atual.
Fotos:




ANEXOS:


1. Detetive de figuras - http://www.megaupload.com/?d=DCEFZU43


3. Construindo sólidos geométricos - http://www.megaupload.com/?d=IS3SVOEW

4. Planificações - http://www.megaupload.com/?d=YJN8ZCAT
(Após clicar nos links acima, para acessar os documentos, preencha o "Digite isso aqui", clique no "Baixar arquivo" e, por último, clique em "Download comum")