quarta-feira, abril 06, 2011

Matemática 1° ano à 4ª série - 1° encontro de 2011 por Karina Z Jacomelli A - Pólo EBMP Reinaldo W

Dentre todas as interpretações possíveis de ser dada à metodologia “resolução de problemas” temos a que considera um problema uma atividade em que o aluno é desafiado a mobilizar seus conhecimentos matemáticos a procura da apropriação de outros, sozinho ou com a ajuda de colegas e do professor, a fim de elaborar uma estratégia que o leve a uma solução da situação proposta.

Foi partindo dessa definição que aconteceu no dia 01/04/11, o primeiro encontro com os professores das séries iniciais das escolas municipais, GEP Inês Marta S, GEP Evanda Sueli JM, EBMP Reinaldo W, GE Guilherme WF e GE Terezinha MEM.

Nesse dia, os professores se colocaram como resolvedores para, posteriormente, discutirem quanto aos diferentes tipos de problemas que podemos desenvolver em sala de aula. Pois, acredita-se que é na escolha de diferentes tipos de problemas que possibilitamos ao aluno ter contato com diferentes tipos de textos, desenvolvendo sua capacidade de interpretação, análise, seleção de dados que são relevantes e descartando os demais, obter conclusões, imaginar um plano para resolver, resolver e testar se sua resposta foi coerente com o que estava sendo pedido.

Um segundo momento do encontro foi dedicado à sequência didática. Como tarefa à distância cada professor irá elaborar, aplicar e montar um portfólio referente a uma sequência didática. Para tanto, relembramos a sua definição, modelo e regras para aceitação da mesma como hora curso. Ainda, todos que já havia feito sequência didática em anos anteriores puderam dar seus depoimentos como uma maneira de incentivar a continuidade desse trabalho.

Os professores se mostraram satisfeitos com o tema e participaram plausivelmente. Um dos destaques, segundo os mesmos, foi a troca de experiência entre eles. Outro foi poder ver que a resolução de problemas é possível sim de ser levada à sala de aula.

Obrigada pela participação e parabéns pela iniciativa e dedicação.