segunda-feira, outubro 05, 2009

Relato Avançando na Prática – GESTAR II TP6 – por Maria Joelma Dias

Sem nenhuma introdução, perguntei aos alunos o que era “gíria” para eles, pedi que respondessem cada um no seu caderno em consultar o colega ou outro material; percebi que vários não conheciam o termo ou não sabiam explicá-lo. Em seguida, pedi que em duplas conversassem sobre o tema, e observei que várias duplas já conseguiam dar suas definições, porém alguns ainda não conseguiam definir “gíria”. Então, busquei em dicionários de diferentes autores, mais uma observação retirada do livro “No país da gramática” de Monteiro Lobato (segue em anexo) a definição de gíria. Solicitei que revissem suas respostas.
Apresentei aos alunos o texto da folhinha (TP-6 pg 138) uma entrevista que o suplemento Folhinha realizou com crianças de 8 a 13 anos. Comentamos o texto.
Os alunos em duplas voltaram a discutir sobre o tema e chegando a um consenso na dupla, formaram então quartetos para elaborar uma “entrevista” sobre o tema. Cada grupo elaborou 5 perguntas que foram trocadas entre os grupos para serem respondidas. Após cada grupo responder o questionário do outro, as perguntas e respostas voltaram ao grupo que idealizou o questionário, para ser analisado. Ele verificaram as respostas dos colegas e avaliaram se estavam boas ou podiam ser melhoradas. (Segue em anexo).
Pedi então aos alunos que pesquisassem em casa, com vizinhos, amigos e em outros meios, as gírias que se usam no momento e que eram usadas no passado. Apresentei a eles o texto “A gíria é a cultura do povo”, canção de Bezerra da silva e um “girionário” criado por alunos de uma escola de Santa Helena – SC. (Segue em anexo.)
Com estes materiais em mãos, começamos a criar nosso próprio “girionário”, que contém os termos mais usados por eles e seus significados. (Segue em anexo.)
Para finalizar a atividade, passei para a turma o texto “A gíria” (AAA1 – pg. 22 e 23) com algumas questões de entendimento do mesmo.
Todo material produzido pelos alunos será anexado.
Esta sequência deu um certo trabalho, pois os alunos gostam de usar gírias, mas de falar sobre elas, não. Apesar da demora, foram utilizadas aproximadamente 12 aulas, o resultado foi bom.