quarta-feira, dezembro 07, 2011

Squência Didática - Luciana da Rosa Ferreira Silva e Mara Regina Oliveira

Escola Básica Professor Neri Brasiliano Martins


A cultura do município de Palhoça com enfase no bairro Praia de Fora onde está inserida a escola Professor Neri Brasiliano Martins


Introdução

A importância desse tema é em estar resgatando e relacionando a cultura local do bairro onde a escola esta inserida à cultura do município de Palhoça através da pesquisa feita pelos alunos na comunidade.


Ano - 7 ano


Conteúdos - cultura, paisagem, costumes, estudo do meio, tradição, colonização açoriana.


Objetivos

O objetivo é despertar no aluno o interesse em valorizar a cultura local para preservar as raízes da história local através de pesquisa que contará com tecnologias audio-visuais.


Tempo estimado - seis aulas


Material necessário - máquina fotográfica, DVD, celulares, data show e computador.


Desenvolvimento


Primeiro Passo

Nesse momento iremos conceituar cultura com o auxílio de uma filme sobre o município de Palhoça "Palhoça terra de muitas histórias", depois vamos propôr aos alunos com base no que eles viram no filme, que façam registros fotográficos onde retrataram a cultura de seu bairro.


Segundo passo

Os alunos deverão agrupar as fotos e enviar por e-mail para a professora, para que possamos produzir uma apresentação com o tema explorado.


Terceiro passo

Agrupar as fotos em uma apresentação de slaides e passar para os alunos em sala através do data show. Neste momento iremos construir o trabalho conjuntamente, escolhendo as fotos que melhor retratarem a cultura do bairro em que eles vivem, no mesmo momento iremos construir os textos que irão aparecer no trabalho.


Quarto passo

Apresentar o trabalho realizado para a escola da seguinte forma: nas salas para outros alunos ou mostrando na feira multicultural e por fim copiar o trabalho em CD para os alunos que participaram da pesquisa.


Avaliação

Iremos avaliar a participação dos alunos em conseguir as fotos para o trabalho, o empenho em fazer o trabalho e a desenvoltura na apresentação para a escola.


Bibliografia

Dicionários

Filme "Palhoça terra de muitas histórias"



Conclusões


Primeiro passo: aconteceu de maneira sotisfatória, os alunos assistiram o filme sobre a cultura do município de Palhoça, gostaram, fizeram comentários relacionados as paisagens que eles conheciam, como por exemplo: a praça da Enseada do Brito que é de conecimento deles devido ficar próxima a escola que localiza-se no bairro vizinho Praia de Fora. Desse passo passamos para a quatão do significado da palavra cultura, pesquisamos em dicionários os significados, fizemos as relações necessárias até chegar na questão histórica da chegada dos Açorianos a Ilha de Santa Catarina e consequentemente ao litoral do município de Palhoça.


Segundo passo: a professora de história apronfundou as questões históricas relacionadas ao assunto, esplicando como viviam os Açorianos nas ilhas portuguesas e como isso foi repassado como tradição e virou costume na região onde foi povoado por açorianos. Cada grupo de aluno ficou responsável em registrar através de fotos, cenários que representassem a influencia cultural açoriana no bairro Praia de Fora onde está inserida a escola.


Terceiro passo: recebimento das fotos. Nesse momento foi bem complicado pois nossa escola está em outro prédio que não tem sala de informática, então pedimos que eles nos enviassem as fotos por e-mail, mas nem todos tem acesso a internet. Mudamos a estratégia e pedimos que os alunos trouxessem as fotos como eles conseguissem, nesse caso conseguimos pegar algumas fotos através do Bluetooth dos celulares e também através das redes sociais como Orkut.


Quarto passo: contrução da apresentação com as fotos tiradas pelos alunos.


Avaliação: conseguimos ver que os alunos se envolvem mais com o tema estudado quando o assunto está relacionado a sua vida ou ao lugar onde ele mora. Neste caso mais ainda porque eles podiam usar equipamentos tecnológicos como as máquinas fotográficas.