quarta-feira, outubro 14, 2009

Relato Avançando na Prática – GESTAR II TP2 – por Joice Porto

Partindo do pressuposto de que a sala de aula deve ser o lugar onde haja uma grande circulação de textos (orais e escritos), dos mais variados gêneros, que privilegie tanto reflexões de textos que os alunos têm acesso no seu dia-a-dia, quanto gêneros que não fazem parte do seu cotidiano, como textos da literatura brasileira ou universal; e com base na sugestão do avançando na prática da página 95 do TP2, selecionei uma obra literária com alguns contos de Shakespeare, adaptados em prosa, para fazer a leitura à uma de minhas turmas de 5ª série. Porém, em vez de ler um texto mais extenso, como estava proposto no TP, resolvi apresentar a literatura clássica e universal, lendo o conto Romeu e Julieta.
O conto foi lido nos primeiros quinze minutos de quatro aulas, ao longo de uma semana. A cada parada na leitura, os alunos resumiam a história até o ponto lido, e além disso, em certos momentos parava, fazia um suspense e abria espaço para comentários. É claro, que parava a leitura em momentos decisivos.
Durante o processo de leitura, os alunos ouviram a narrativa super atentos e curiosos, e quando parava, alguns ficaram até chateados, pois queriam saber logo qual era o desfecho da história. Muitos me perguntavam insistentemente qual era o fim da história.
Depois de feita toda a leitura, os alunos sentiram-se um pouco decepcionados com o final trágico que pôs fim a vida de Romeu e Julieta. Este foi o momento de falar sobre o autor; da arte como forma de representação da realidade; e fazer paralelos com histórias reais, novelas, desenhos animados e filmes, cujo tema é recorrente, embora às vezes, os desfechos sejam diferentes. Isto é, apesar de terem sido escritas há bastante tempo, algumas das obras e contos de Shakespeare representam as angústias e as buscas comuns a todos os homens de qualquer época, especialmente o conto Romeu e Julieta.
Talvez seja esta a razão de fascinar tantos os que lêem, quanto os que ouvem as narrativas deste gênio da literatura universal. E isso, foi o que aconteceu, mesmo com algumas decepções, os alunos ficaram fascinados e gostaram muito de ouvir o conto, tanto que me pediram para ler outros contos de Shakespeare. Então, já combinamos de eu continuar a leitura com o conto: Hamelet, Príncipe da Dinamarca.