quarta-feira, outubro 14, 2009

15º encontro de Matemática - GESTAR II

Resultado do 15º encontro com professores da rede municipal de Palhoça quanto ao programa GESTAR II que aconteceu no dia 09/10/2009.



Mais um encontro do curso GESTAR II aconteceu nesta última sexta-feira. Apesar dos imprevistos do encontro, pudemos conhecer e aproveitar momentos oferecidos pela unidade 17 do TP5 (Matemática e impacto social da tecnologia da informação) que prioriza o conceito de probabilidade.
Como a unidade faz uma chamada de atenção para a visualização no ensino e na aprendizagem de Matemática, as propostas apresentadas para o estudo desse conceito em sala de aula procuravam desenvolver essa habilidade de visualizar. Entre as sugestões, vimos a “Corrida de carros”. Nesse jogo, a probabilidade pode ser trabalhada como objeto de estudo e não apenas como ferramenta. Vejamos:
- Número de participantes : 02, 03 0u 04
- Material necessário: Papel sulfite ou cartolina, 12 carrinhos plásticos, pinos ou similar, dois dados
- Habilidades trabalhadas: Construir o conceito de probabilidade e sua aplicação na resolução de problemas simples, identificando sucessos seguros, e as situações de sorte.
- Conteúdo matemático envolvido: Probabilidades
- Confecção: Desenhar o tabuleiro, em anexo, em uma folha de papel.
- Como jogar:
Os participantes dividem os carrinhos em partes iguais e escolhem quais serão as sua pistas, podendo ser alternadas ou seguidas, após todos terem colocados seus carrinhos no início da pista, decidem quem começa o jogo.
Para iniciar a corrida o jogador joga os dois dados simultaneamente e soma as faces voltadas para cima, se a soma for o número de uma das suas pistas o carrinho anda uma casa do tabuleiro e ele volta a jogar o dado até perder a jogada, se não, passa a vez para o colega, ganha a corrinha o dono carrinho que conseguir percorrer toda a pista.
Ao terminar o jogo o professor e os alunos analisam: Qual pista que o carrinho andou mais depressa? Porquê? Qual o carrinho que não saiu do lugar? Porquê? Qual dos carrinhos tem mais chances de ganhar? Porquê? Qual a probabilidade do carrinho nº 01 ganhar? Porquê?

O encontro terminou com um exercício de visualização para os professores: “Questões do quadrado”. Foi muito interessante, principalmente por sentir ser desafiado e imaginar como nossos alunos se comportariam diante de uma atividade dessas.

Vou aproveitar esse momento para lembrar que o material oferecido para desenvolver o curso, os TPs, estão postados nesse blog no dia 04/05/2009. Todos podem ser baixados e salvos. Qualquer dúvida podem me procurar nos endereços oferecidos abaixo da foto.
ANEXO: Corrida de carros - http://www.megaupload.com/?d=TMQPP808