sexta-feira, setembro 11, 2009

Relatório de visita à Escola Reunida Aririú da Formiga por Jair Pereira





Acompanhamos a aplicação de parte das atividades contidas na sequência didática das professoras da Escola Reunida Aririú da Formiga, nos períodos matutino e vespertino,no último dia 08/09. A metodologia desenvolvida reúne uma variedade de atividades distribuídas por todas as séries, incluindo muito material de apoio e aulas na sala de informática.

No primeiro ano (matutino), a professora Eliana, em parceria com a professora Elizandra, escolheu como tema para a sequência didática o gênero textual: Fábula. Algumas atividades utilizadas pela professora: apresentação da música intitulada Borboletinha; apresentação de filme sobre a metamorfose da borboleta; produção de texto coletivo; dramatização;

Já, a professora Jaqueline selecionou como tema, o folclore brasileiro. Na verdade a sequência didática produzida pela professora está organizada de forma interdisciplinar, na qual disciplinas como História, Língua Portuguesa e Geografia dialogam todo o tempo. Alguns temas foram muitos discutidos em sala de aula, como: lendas; meio rural e urbano; cultura; preconceito. Além da discussão, os alunos também realizaram atividades escritas: textos, acróstico, sempre com a mediação da professora.

Percebe-se uma relação de parceria entre a equipe administrativa e o corpo docente da escola e isto está refletindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Os alunos estão motivados e encontam apoio para aprender.

Parabéns a todos!