sexta-feira, setembro 04, 2009

Relatório de visita à Escola Neri Brasiliano Martins por Jair Pereira






Observamos a aplicação de parte das atividades contidas na sequência didática das professoras Samara e Josi Ivana, no período vespertino, no último dia 02/09, na escola Neri Brasiliano Martins. O assunto abordado na sequência didática são as aves e o lugar onde vivem. Na verdade temos aí uma proposta de trabalho interdisciplinar, já que as professoras se utilizam de um conteúdo previsto na disciplina de ciências, para abordar questões de alfabetização: leitura e escrita.

A professora iniciou a aula propondo uma discussão com os alunos, todos sentados no chão e em círculo, sobre o habitat das aves. Foram apresentadas gravuras e fichas de cartolina para que os alunos lessem os nomes de animais, mas sempre com a intervenção das professoras. Além dos nomes, outros termos relacionados à vida dos animais também foram abordados. Depois de lidas, as palavras eram registradas no quadro pela professora Samara, para que os alunos copiassem no caderno.

Ainda vale ressaltar que a prática adotada pelas professoras favorece a aprendizagem dos alunos, uma vez que há uma troca constante. Todos participam indepentente das dificuldades que possuem para ler ou escrever.

Parabéns às professoras pelo trabalho desenvolvido. A educação em Palhoça precisa de inciativa como esta.

Caso você queira conhecer melhor o trabalho, entre em contato com as professoras.
Telefone da escola: 3342-6011