sexta-feira, setembro 04, 2009

Relatório de visita à Escola Evanda Sueli Juttel por Jair Pereira







Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática


Observamos a aplicação de parte das atividades contidas na sequência didática das professoras da Escola Evanda Sueli nos períodos matutino e vespertino no último dia 03/09. A prática pedagógica desenvolvida contempla uma gama de ações distribuídas por todas as séries, incluindo muito material de apoio e uma diversidade de gêneros textuais que se articulam aos conteúdos.


No primeiro ano (matutino), a professora Jussara, em parceria com a professora Denise, escolheu como tema para a sequência didática o gênero textual: cantigas de roda. Algumas atividades desenvolvidas merecem destaque, como: confecção de um livrinho contendo cantigas de roda; em círculo, os alunos cantaram a cantiga: onde está a margarida?; sentados no chão, os alunos ilustraram a cantiga estudada utilizando-se de argila. Já, a professora Denise da 2ª série selecionou a cantiga: o cravo e a rosa. Muitas atividades também foram realizadas: reescrever a cantiga; acróstico; interpretação; ortografia (os sons do s); sílabas complexas; ditado; criação de um varal de cantigas e dramatização.


Também no período matutino, acompanhamos a aplicação da sequência didática pela professora Rutnéia da 3ª série. O conteúdo abordado é o gênero textual: poesia. O objetivo geral é ampliar os conhecimentos sobre os recursos naturais já estudados na disciplina de ciências, bem como, ler e compreender textos poéticos, de modo a desenvolver a criatividade e produzir poesias. O que chama a atenção nesta sequência é a variedade de atividades textuais proposta aos alunos. Nada está independente do texto, seja poesia ou música. Todo o tempo o aluno foi desafiado a escutar; falar; ler e escrever. Temos aqui uma demonstração de uma proposta interdisciplinar.


Ainda pela manhã, a professora Fabiana aplicou atividades da sequência didática que tem como tema principal: o estudo do grau do substantivo. A proposta de trabalho está organizada a partir do gênero textual: parlendas. Por que trabalhar com o grau do substantivo? Segundo a justificativa da sequência didática, porque o grau do substantivo poderá expressar: exagero, desprezo, carinho, menosprezo. Várias atividades estão propostas: leitura de parlendas; estudo do substantivo no texto; gincana com o uso de sufixos; jogo de memória e criação de poesias pelos alunos. Sempre se ancorando no texto.


No período vespertino, voltamos à escola para acompanhar a metodologia elaborada pela professora Rosiméri. O assunto estudado são as medidas de tempo. Vários objetivos estão propostos: identificar os instrumentos para medir o tempo; reconhecer a duração das unidades de tempo: dia, semana, mês, ano e identificar a relação entre elas; ler horas no relógio digital e analógico; resolver situações problemas que envolvem tempo. A aula teve caráter participativo. Todo o tempo, a professora fez o trabalho de mediação e intervenção, instigando os alunos a pensarem e encontrarem suas próprias respostas, especialmente nas situações-problemas. Eles participaram de forma intensa, contribuindo para o sucesso das atividades. Sem dúvida, foi um momento de intenso aprendizado, no qual as medidas de tempo foram estudadas de forma simples, de acordo com a realidade social das crianças.


Parabéns aos professores pelo excelente trabalho apresentado. Momentos como estes mostram que ainda é possível acreditarmos numa escola diferente.


Caso você queira conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas professoras, entre em contato com a escola: 3242-56-73.