quarta-feira, setembro 16, 2009

Relato da seção "Avançando na Prática" sobre Lendas e Histórias -TP6 - GESTAR II por Cristiane Rodrigues

A sequência didática aplicada aos alunos sobre histórias e lendas da cidade Palhoça ou do estado de Santa Catarina, teve algumas modificações. Inicialmente, o trabalho seria realizado apenas com alunos da EJA, mas logo após também foi aplicado ao ensino regular da escola Morretes II, com alunos da 7° série, obviamente os resultados forma diferentes.
Primeiramente, a aplicação foi com alunos da EJA e não teve um resultado tão satisfatório como o esperado, pois os alunos mostraram certo desinteresse em trabalhar a escrita desta forma, tendo em vista que estão acostumados a receber temas “prontos” para uma possível produção textual. Então, como as aulas estavam se prolongando demais não fizemos a exposição em cartazes na escola até mesmo porque os mesmos não demonstraram vontade de fazê-lo. Apesar disso, saíram produções bastante interessantes, pois algumas ficaram bastante sintetizadas, o que demonstra que uma parte dos objetivos foi alcançada.
Posteriormente, a mesma sequência foi aplicada aos alunos do ensino regular com resultado totalmente diferente.
Os alunos produziram, elaboraram cartazes e apresentaram, para os colegas, histórias da região da Pinheira. O mais surpreendente foi que alunos ditos como “bagunceiros” e que não costumavam fazer nenhum tipo de trabalho participaram ativamente do processo de produção textual.