quinta-feira, junho 18, 2009

GESTAR II – Matemática – Unidade 4 do TP1 por Sandra Murita Pagani (cursista)

Sandra Murita Pagani, professora de Matemática de uma escola municipal de Palhoça, é uma das cursistas do programa GESTAR II. Como tarefa de uma das oficinas, ela precisava realizar o “Socializando o seu conhecimento e experiências de sala de aula” que consta na unidade 4 do TP1. A seguir, está o que a professora concretizou:

a) Síntese da unidade

Nesta unidade foram trabalhados os conceitos matemáticos como: porcentagens, representação de tabelas em gráficos circulares, de barra e colunas, números negativos e traçado de ângulos. Foi muito interessante trabalhar com taxas e impostos pagos aos governos (Municipal, Estadual e Federal) através de nossas próprias contas como: Luz, Água, Telefone, Etc. Não tive dificuldades e sim, um susto muito grande, ao verificar o quanto pagamos de impostos aos nossos governantes. Foi durante as atividades, que tive a oportunidade de verificar pela primeira vez o quanto pago de impostos mensalmente e anualmente. Fiquei perplexa com o montante de taxas inclusas nas contas de Água, Luz e Telefone.

Um dos pontos mais interessante foi tomar conhecimento da quantidade de impostos e taxas pagos pelos brasileiros. Outro ponto foram os textos que tem tudo haver com a educação do nosso jovem cidadão. Talvez se conscientize da importância de economizar água, luz e até comprar com cartão de crédito.

b) Resultados observados em sala de aula

Um dos pontos mais interessantes da aula, foi ficar observando os alunos a manipularem o transferidor, foi até engraçado muitos não sabiam como usá-lo para medir ângulos. Outro ponto foi quando preencheram a tabela e desenharam o gráfico, observá-los a discutirem entre si sobre: O que estou fazendo com o meu tempo?

Outros acharam interessante observar no gráfico o tempo de sono de cada um e como dividem seu dia, de acordo com as atividades da tabela.

As dificuldades encontradas durante a realização da tarefa foi transformar horas em minutos, minutos em ângulos e manusear o transferidor para achar o ângulo correspondente.

Em geral os alunos gostaram das atividades, além de fazer com que refletissem sobre as atividades que praticam durante as 24hs. Aprenderam matemática numa aula diferente e divertida. Fizeram o gráfico, aprenderam a usar o transferidor e ainda aprenderam a transformar horas em minutos, achar o ângulo correspondente e ainda fazer os cálculos matemáticos através da proporção.

c) Aplicação da tarefa na sala de aula

Plano de Aula (Educação de Jovens e Adultos)
Série: 8ª

Tema: Construção do conhecimento matemático em ação: Representação de dados em gráfico circulares e traçado de ângulos.

Conceitos Trabalhados: Porcentagem, ângulos e gráficos circulares.

Objetivo: Conhecer e produzir situações didáticas envolvendo gráficos e traçado de ângulos.
Faixa etária: 16 anos

Tempo: 90min

Material: Papel, Lápis, Régua e Transferidor.

Situação Problema: Refletir sobre o que fazem com o próprio tempo.

Atividades

1) Preencher a tabela com atenção e transferir as informações para gráfico circular.

Atividades Diárias .......................................................................... Tempo Gasto
Sono .................................................................................................
Estudo (na escola outros cursos, casa) .......................................
Lazer (TV, papos, namoro, etc) ...................................................
Trabalho fora ou dentro de casa
(arrumar a casa, ajudar tarefas da casa, outros serviços) .......
Atividade Física ( malhação, esporte, jogos, etc) ......................
Tempo restante .............................................................................

No final da atividade, comparar entre si como é a divisão de tempo de cada um, e também qual aluno dorme mais, que mais estuda, quem mais trabalha, e quem tem mais lazer.


ANEXOS